Crime de Homofobia ou mero assalto?

0

Cássio Rodrigo

Homofobia sim, pois assaltos a transeuntes, em semáforos, etc, numa cidade grande como São Paulo, acontecem diariamente, mas não vem com valores morais agregados, como no caso da República onde as vítimas apanhavam por freqüentarem uma região predominantemente de homossexuais. Os mesmos valores morais foram agregados no assalto à APOGLBT quando, além da agressão física ao Xande, ainda mostraram outra face, xingando-o de \”sapatão do caralho\”.

E é essa mesma certeza de impunidade que, em 2005, levou o militante Adamor Guedes, em Manaus, à morte. Latrocínio, foi o veredicto à época. E assistimos a vítima tornar-se réu, pois os agressores e assassinos eram garotos de programa. Mas no Brasil, utilizar-se de serviços de profissionais do sexo não é crime previsto em lei. Assassinato é. Então, qual foi a \”culpa\” de Adamor? Ter confiado em seus algozes, que já o acompanharam de caso pensado, visando o assalto e matando-o para
evitar que fossem reconhecidos. O ódio mostrou-se latente nesse caso.

Isto sem falar nos índices do golpe \”Boa Noite Cinderela\”, registrados como \”assalto de natureza desconhecida\”, e onde os mesmos valores morais servem como o pré-conceito que conduz o julgamento das vítimas, e a impunidade alimenta as quadrilhas de criminosos. Então, no ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa sessenta anos, vale lembrar que todos temos assegurado o direito à vida e à segurança, independentemente de nossa orientação sexual. Para tanto urge a aprovação de lei que criminalize a homofobia no Brasil, pendente de votação no Senado Federal, sob a desculpa de afronta à liberdade de expressão e a crença em princípios religiosos, mas combater a homofobia é muito mais que isso, é garantir o direito à vida a toda uma população que, a cada dois dias, sofre um assassinato no Brasil.

Cássio Rodrigo é jornalista e coordenador Geral da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual

Agência de Notícias Aids


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.