Crédito imobiliário: gays podem fazer empréstimo juntos

0

 

Os bancos brasileiros, privados e públicos, já permitem a junção de renda para casais do mesmo sexo nas operações de financiamentos imobiliários. Em algumas instituições, para comprar a casa própria em conjunto, os parceiros devem comprovar a união por meio de uma declaração por escrito. No Banco do Brasil (BB), a carta deve ser de próprio punho.

Em geral, os bancos avaliam a capacidade de pagamento das duas pessoas, separadamente. Mas, em caso de inadimplência, os dois são notificados. No Bradesco, a concessão é feita somente se o imóvel financiado for para uso residencial.

Em alguns bancos, como Santander e Caixa Econômica Federal, não é preciso qualquer parentesco para compor a renda no financiamento habitacional. Amigos, por exemplo, podem pedir um empréstimo juntos para comprar um imóvel. Nessa espécie de sociedade, é feita a distribuição da proporção de crédito que cabe a cada um. Em geral, cada participante responde por 50% do contrato.

IR e INSS

O reconhecimento civil de pessoas do mesmo sexo vem sendo cada vez mais comum. A partir do ano que vem, por exemplo, casais homossexuais terão o direito de declarar companheiros no Imposto de Renda da Pessoa Física (IR). Bastará que seja comprovada a união estável.

O mesmo já ocorre nos tribunais. Os parceiros vêm conseguindo na Justiça o direito de receber benefícios previdenciários tanto do INSS quanto de planos de previdência privada dos quais os companheiros falecidos eram titulares.

 

Extra on Line


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.