Conheça as ações do Google para o Mês do Orgulho LGBTQIA+

0

Por Flavia Correia, editado por André Lucena

Todos os anos, durante o mês de junho, é celebrado o orgulho LGBTQIA+ de várias formas diferentes. Junho foi escolhido por ser o mês em que ocorreu a rebelião de Stonewall, no dia 28, em 1969. O marco do movimento de liberação e ativismo gay deve mesmo ser mais destacado do que nunca: numa época em que os direitos conquistados a tanto suor e sangue estão cada vez mais ameaçados, principalmente no Brasil, é preciso lembrar ao mundo que inclusão é o único meio de se conquistar um futuro melhor para todos. Sabendo disso, o Google planejou uma série de ações para colaborar com a campanha.

Google lança série de ações em apoio ao mês do orgulho LGBTQIA+. Imagem: Sundry Photography – Shutterstock

Apoio à comunidade LGBTQIA+ para recuperação econômica

Com o objetivo de apoiar a comunidade LGBTQIA+ na recuperação econômica, o Google criou o Fundo Emergencial Global LGBTQIA+ contra a Covid-19, que oferecerá US$2 milhões para a comunidade por meio da organização não governamental (ONG) OutRight Action International. A ONG é voltada ao combate a violações e abusos dos direitos humanos contra lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais.

A ONG Casa das Pretas é uma das instituições beneficiadas pelo aporte financeiro do Google, ação de apoio da empresa à comunidade LGBTQIA+. Imagem: Arquivo Facebook

Esse valor será destinado ao aporte de 100 organizações de mais de 60 países ao longo do próximo ano. A instituição brasileira Casa das Pretas, uma das organizações beneficiadas, desenvolve ações interseccionais entre gênero, raça e classes sociais menos favorecidas, em seus espaços de acolhimento.

Somado a isso, o Google vai oferecer US$ 1 milhão em Ad Grants para impulsionar o trabalho global da OutRight.

Produtos Google ganham ferramentas de inclusão

“No Google Fotos, a comunidade trans nos contou que trazer à tona algumas memórias pode ser doloroso”, afirmou a empresa em comunicado oficial sobre as ações do mês do orgulho LGBTQIA+. “Assim, trabalhamos com os parceiros da organização GLAAD – Gay & Lesbian Alliance Against Defamation [Aliança entre Gays & Lésbicas Contra Difamação], ouvimos opiniões e sugestões – e, como resultado, lançamos controles mais detalhados para que as lembranças mostradas nas fotos sejam mais inclusivas”.

Isso significa que o usuário passa a ter mais autonomia para personalizar as recordações de fotos, editando o nome das memórias e apagando registros indesejados.

Por meio do Google Maps e também na ferramenta de busca, é possível verificar, por exemplo, se um estabelecimento comercial tem banheiros de gênero neutro. A informação fica localizada na seção Comodidades, onde os perfis comerciais podem anunciar se seus estabelecimentos oferecem a opção do banheiro neutro de gênero.

Google cria mapa colaborativo para indicar ‘lugares de orgulho’ da comunidade gay.
Imagem: Divulgação/Google

Essa novidade se soma a um recurso já existente, que mostra se lojas e restaurantes se identificam como inclusivos com a população LGBTQIA+ e se são seguros para trans, tipo de informações fundamental para que a comunidade se sinta protegida, em ambientes acolhedores.

Olhar Digital


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.