Com Romeu & Romeu, o amor Gay vale à pena.

0

Por Marccelus Bragg
 
 
 
Contando com uma equipe séria e obstinada, se faz realidade na Bahia a montagem de um texto histórico, a dramaturgia de Ronaldo Ciambroni, ou seja, o escrito que eu origem à peça “Romeu & Romeu, por essa nem Shakespeare esperava”. Além de atiçar, cutucar e jogar lenha na fogueira da Homofobia [ódio e aversão aos homossexuais] esta página teatral é vanguarda em qualquer época. E a razão é simples, enquanto gays, transexuais e lésbicas forem assassinados em razão da orientação sexual, seguramente persistirá a segregação e aí sim, residirá o preconceito seguido da falta de humanidade para com os diferentes. Então, a mensagem amorosa de “Romeu & Romeu” continuará atual, ainda que tenha surgido à décadas atrás. Além do que, o que testemunhamos nesta estréia da peça em Salvador foi um teatro de boa parceria, com diretoras competentes, produção cheia de garra e com atores e técnicos esforçadíssimos. E assim, depois de décadas sendo privilégio apenas de paulistas e cariocas, a Bahia tem a sua mostra de “Romeu & Romeu” com titulares baianos, num teatro aconchegante na Barra onde a proposta é fazer rir e refletir.
 
Durante o tempo que que se passa assistindo, uma núvem de imaginação toma conta da gente. Às vezes, dá uma vontade de rir, o que a gente quer mesmo é gargalhar, soltar a franga e rodar a baiana, pois se trata de uma comédia romântica super divertida. Tem situações na peça que são típicas, imutáveis e clichês históricos da comunidade gay. Mas em outros momentos o que a gente sente é nervosismo e tensão. O cotidiano de uma união gay é igual aos dos outros casais, mas com um agravante, parece que tudo conspira contra. Talvez para enfrentar tanta pressão social o remédio seja um único e universal, o amor. E no palco do Teatro da Barra, tanto os personagens Romeu Camargo – Italo Márcio e Romeuzinho – Anderson Souza, quanto uma infinidade de gente que ama, possuem coragem o suficiente para dizer um não bem grande à ignorância. Pois a dupla de apaixonados enfrenta a pressão da familia, luta contra a hipocrisia da Igreja e são felizes apesar das barreiras impostas pela sociedade estigmatizante e cruel para com os homossexuais.
 
Cheia de instantes mágicos, com uma iluminação bacana, músicas envolventes e cenário bem transado, a peça “Romeu & Romeu, por essa nem Shakespeare esperava” é uma boa pedida para o enriquecimento da sua personalidade. Sempre, mas sempre mesmo, estar aberto à reflexão saber sobre “como interagimos com os diferentes e qual a medida no nosso preconceito” é algo fundamental. E esta montagem da arte teatral de Ciambroni é um convite divertido, lindo e de ótimo tom ao nosso crescer enquanto seres humanos, tal um sonho de justiça para as pessoas de bem.
 
 
O que: “Romeu & Romeu – por essa nem Shakespeare esperava” peça de Ronaldo Ciambroni. Direção de Christiane Veigga e Grasca, com Anderson Souza e Ítalo Márcio Banderas no elenco. Realização da Ceproart e Grupo de Teatro Bastidores, com Amilton Baratelli na coordenação da produção.
 
Onde: Teatro da Barra/ Salvador – Ba. 
 
Quando: Sexta, Sábado e Domingo às 20 hs, até 23/04/2007.
 
Quanto: R$ 20 [Inteira] e R$ 10 [Meia
 
VIDEO DA PEÇA \”ROMEU & ROMEU por essa nem Shakespeare esperava!\”
 
 

Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.