Casal gay ameaçado por processo na Rússia pede asilo nos EUA

0

Um casal gay russo que adotou dois filhos, mas que está sendo ameaçado de processo, pediu asilo nos Estados Unidos, informou seu advogado nesta quinta-feira.

Os dois homens, Andrei Vaguanov e Yevgeny Erofeyev, e seus dois filhos adotivos estão atualmente em Seattle, onde entraram com um pedido de asilo este mês, disse à AFP o advogado do casal, Maxime Olenichev.

“Eles gostam da vida aqui”, declarou Olenichev, da ONG Vykhod, que presta apoio aos homossexuais. Ele acrescentou que as duas crianças de 12 e 13 anos estão indo para a escola nos Estados Unidos e que “o período inicial de adaptação está indo bem”.

O casal e os dois filhos deixaram a Rússia este verão, após a abertura de uma investigação por “negligência” contra funcionários do serviço social de Moscou que haviam permitido que os dois meninos morassem com o casal. A investigação foi aberta quando um dos meninos revelou aos médicos que seu pai adotivo vivia com outro homem.

Os investigadores acusaram o casal gay de promover “ideias distorcidas sobre os valores da família, prejudicando a saúde e o desenvolvimento moral e espiritual das crianças”.

Os dois homens são ouvidos como testemunhas neste caso, mas correm o risco de perder a guarda dos filhos.

A adoção por casais de gays não é formalmente proibida na Rússia, pois eles não podem formalizar legalmente sua união. No entanto, desde 2013, a Rússia proibiu a adoção de crianças russas por casais homossexuais estrangeiros ou por estrangeiros não casados, mas cujo país permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A homossexualidade era considerada um crime na Rússia até 1993 e uma doença mental até 1999.

EM


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.