Campeões Olímpicos Holandeses vão promover a Diversidade na Parada de Amsterdã

0

 

No sábado, 1º de agosto, Amsterdã terá sua tradicional Parada do Orgulho, realizada em inúmeros barcos navegando o canal, com a presença estimada de mais de um milhão de pessoas. Porém, um barco tornará essa festa ainda mais especial.

 

Várias personalidades esportivas holandesas, incluindo campeões olímpicos, estarão presentes à festa da diversidade. O nadador Pieter van den Hoogenband, a jogadora de hóquei Minke Booij, o patinador velocista Jochem Uytdehaage e vários jogadores de futebol estão confirmados.

 

A idéia partiu do nadador Johan Kenkhuis, gay declarado, no intuito de promover a aceitação e o respeito às pessoas LGBT no esporte e na sociedade. Kenkhuis, de 29 anos, medalha de prata no 4x100m nado livre nas Olimpíadas de 2004, jamais fez segredo de sua sexualidade, que sempre foi aceita com igualdade e naturalidade pelos colegas. A própria imprensa só chamou a atenção para a orientação sexual do nadador quando ele disse casualmente em uma entrevista que o seu namorado estava em Atenas para apoiá-lo e torcer. Sobre a Parada, Kenkhuis disse ser “fantástico” ver um grupo tão grande de atletas com tamanho engajamento na campanha pela igualdade e diversidade.

 

Sobre a homofobia, ele disse que “nos esportes, especialmente nos níveis mais altos de competição, a vitória depende do trabalho de equipe. Você precisa do apoio da sua equipe, do treinador e da torcida. Não é possível ganhar sozinho. Por isso temos que respeitar e aceitar todos os jogadores pelo que são. Essa atitude acaba se naturalizando entre os atletas de elite, mas nunca é trazida à atenção do público. Eu iniciei esse projeto para fazer isso, inspirar o público a também adotar esses valores. A homossexualidade nos esportes de alto nível não é uma questão. Claro que ainda há muito trabalho a ser feito, mas é exatamente por isso que estaremos lá em 1º de agosto, para fazer a diferença. A vitória depende do respeito mútuo; nada mais importa”.

 

A pressão sobre as pessoas famosas é sempre grande, o que provoca uma forte reação no sentido de resguardar a vida particular. Johan disse entender que os paparazzi fazem de tudo por uma história e a comunidade LGBT está sempre em busca de bons exemplos, mas fez um apelo para que todas as pessoas respeitem a vida particular dos atletas: “Por alguma razão, espera-se que as figuras públicas sejam completamente abertas acerca de sua vida privada. Por que elas teriam que fazer isso? A vida privada é isso, privada. Os atletas, por exemplo, estão na mídia porque tiveram realizações esportivas e atléticas, não por sua sexualidade ou outros aspectos de suas vidas, certo?” Ele fez esse discurso para justificar porque se manteve em silêncio sobre os nomes dos jogadores de futebol que comparecerão ao evento: “Todos os jogadores e atletas que eu convidei responderam espontaneamente e disseram que seria uma ótima idéia. Vamos aguardar”, concluiu.

 

Fonte: reportagem de Adrian Tippetts para o site Pink News, com fotos do Outgames.

Versão para o português: Eduardo Peret [email protected]


 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.