Beijaço GLS em Salvador – confira como foi.

0

Por Marccelus Bragg (http://portal.marccelus.com)
A tarde de hoje foi inusitada para os muitos transeuntes da Praça da Piedade no centro de Salvador. Logo cedo uma bandeira enorme representando as cores do Arco Iris foi momentaneamente incorporada ao gradil do artista Caribé e assim se ficou sabendo, que naquele logradouro de históricas contestações, aconteceria alguma surpresa.
Não demorou muito para que das várias transversais surgissem os muitos garotos e as garotas que integram o Projeto Se Ligue. Que vem a ser uma ação vitoriosa e consagradora do Grupo Gay da Bahia, um projeto que durante os últimos três anos atuou visando a educação sexual e cidadania a uma parcela significativa de jovens baianos. E eles chegaram dispostos a beijar. No início tímidos mas depois? Quem os imaginava assim tão beijoqueiros?
O porque do beijaço na Praça da Piedade? Bom, motivos não faltam para que as pessoas se beijem. Mas em se tratando deste ato de beijar, o coordenador Oséias do Grupo Quibanda-Dudu, de homossexuais negros resumiu tudo numa só frase “ quem disse que a boca só foi feita pra comer e falar o que não se deve? Os lábios são fonte de prazer. E depois, aqui pra nós, o mal é o que sai da boca do homem e não o que entra não é?” . Já para Cristiano integrante do Grupo Gay da Bahia e líder da moçada do Se Ligue “ a questão é que através do beijo, e este sendo entre pessoas do mesmo sexo e ao ar livre e diante de todos, queremos mostrar que nos orgulhamos da nossa condição de homossexuais e de lésbicas. Não há culpa onde existem sentimentos verdadeiros e a nossa resistência ao ódio e ao preconceito contra os Gays é esta, mostrar que assim como os heterossexuais se acariciam e demonstram o seu afeto em público, nós também queremos fazer o mesmo. Nunca para chocar ou destratar a moral de quem quer que seja, mas para evidenciar que somos naturais e amamos também. É nosso dever educar as pessoas a que aceitem esta nova era em que se conviver com os diferentes é necessário sim!”.
Outro que não ficou calado e abriu o bocão pra bradar em alto e bom som enquanto segurava os cartazes alusivos ao evento foi o Cláudio, também integrante do Projeto Se Ligue “ … vim beijar porque hoje é festa para todos nós”. Perguntamos ao mesmo que festa seria essa. Ao que Cláudio respondeu: “ estamos comemorando o Orgulho Gay. Ontem foi o Dia 28 de Junho e hoje é a grande ressaca da Diversidade. Se no passado os Gays criaram coragem pra enfrentar a polícia e muitos deles foram as ruas brigar por espaço e por respeito, chegou a nossa vez de nos alegrar por estarmos aqui e sem medo da repressão promover um beijaço. Unir lábios que promovam visibilidade, pois acredito que no futuro e aqui mesmo nesta Praça estar de mãos dadas e namorar à vontade não há de chocar a mais ninguém, mas pra isso é preciso existir– os bois de piranha – alguém tem que começar , ousar e dar o exemplo. E depois, beijar alguém é crime?”
A manifestação foi pontualíssima, com muitos cartazes e faixas. E uma média de cinquênta pessoas ligadas ao GGB estavam presentes e foi observada na ocasião, uma farta distruição de folhetos às pessoas que passavam pela Praça da Piedade.
Algumas familias, desocupados e curiosos cercaram a área da Bandeira do Arco Iris para saber o que se passava e porque, homens e mulheres, se beijavam daquela forma. Em troca recebiam o material explicativo: 10 Verdades Que Você Precisa Saber Sobre a Homossexualidade. Um folheto mais que didático informando cientificamente que ser Gay ou Lésbica não se trata de nenhum desvio, anomalia ou muito menos de crime ou pecado. Algo pra se ler em casa e se entender definitivamente, que numa sociedade justa e igualitária todos devem ter vez, inclusive quem resolve, numa demostração de afeto, se beijar em Praça Pública.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.