Acesso à qualificação e oportunidades transformam a vida das pessoas trans

0
Getting your Trinity Audio player ready...

Felicidade e reconhecimento marcam entrega de diploma de curso técnico certificado pelo Centec à mulher trans

O acesso ao mercado de trabalho é marcado por diversos obstáculos para a população trans em nosso país. Para mulheres trans e travestis, o caminho à educação e ao trabalho formal representa a segurança dos direitos e, sobretudo, dignidade para vidas que cotidianamente lidam com preconceitos.

Possibilitando o acesso à qualificação e oportunidades de futuras inserções no mercado de trabalho, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), responsável pela certificação dos novos profissionais, por meio da Quitanda Soluções Criativas e do programa Laboratórios Culturais, realizou nos anos de 2021 e 2022, o Curso de Produção de Eventos Culturais, com duração de 12 meses. Nesta edição, o Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais formou 24 produtores culturais.

Nesta quarta-feira, 14/6, a produtora cultural Maria Tesslyn Borges dos Santos recebeu das mãos do diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, o diploma de técnica em Produção de Eventos Culturais. No documento constava seu nome e gênero recém-retificados em cartório, algo muito significativo para a jovem mulher trans.

Entrega do Diploma para a aluna Tesllyn

Tesllyn se formou no início deste ano, mas à época recebeu apenas uma declaração com seu nome de registro de nascimento e nome social. Ela aguardou a retificação de seu registro civil para solicitar o diploma já com seu novo nome.“Eu sou a exceção de uma realidade que ainda é muito cortante para pessoas trans e ocupar espaços de educação é uma esperança de que o futuro vai ser melhor, de que outras vão ocupar esses espaços também. Fico feliz pela instituição ser amiga da diversidade e espero que consiga atrair mais pessoas LGBTs, para que passemos a ser a naturalização e a rotina das instituições”, declarou a produtora cultural, após a assinatura e recebimento do diploma.

“Esta é uma preocupação constante da nossa diretoria: trazer o recorte de raça, gênero e etnia para todos os cursos do Centec. Desejo sucesso à Tesllyn e que ela possa desfrutar da sua formação técnica”, disse Acrísio.

“Em pronunciamento no início do ano, o ministro Silvio Almeida falou: pessoas trans existem e são importantes pra nós. Contudo, sabe-se que o acesso à educação formal e ao mercado de trabalho ainda se constituem obstáculos para este segmento social. Nesse sentido, a secult celebra e parabeniza a formação da aluna Tesllyn, na mesma medida em que se compromete a continuar empreendendo esforços para que mais pessoas trans e travesti tenham oportunidades como esta e que sejam inseridas no mercado de trabalho formal, garantindo-se assim a efetivação de direitos para todas, todos e todes.pontuou o secretário executivo da Cultura, Rafael Felismino.

O Laboratórios Culturais é um programa formativo apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais, pela Quitanda Soluções Criativas e o Instituto BR, produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

Secult.CE


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.