Campeonato Municipal de Vôlei de Porto Alegre tem primeira equipe gay

0

Equipe poliesportiva Pampacats estreou na competição na edição de 2018.

As quadras do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, ficaram mais coloridas com a primeira equipe declaradamente gay a participar do Campeonato Municipal de Vôlei. Os Pampacats estrearam na competição contra a Associação de Voleibol de Guaíba. Mas não foi só para ganhar o jogo, afirma o advogado e coordenador do projeto Rogério Dervanoski.

— Mesmo se a gente perder todas (as partidas), vamos sair de cabeça erguida e comemorar a nossa participação. A vitória é muito maior fora das quadras, que é a nossa representação aqui – destaca.

Ao todo, são 32 equipes, dividas em três categorias — masculino, feminino e master —, que participam do campeonato organizado pela prefeitura.

André Ávila / Agencia RBS
Pampacats é uma das 32 equipesAndré Ávila / Agencia RBS

O Pampacats, que formou a equipe em maio para participar da competição, conta com 20 jogadores e, no banco, tem a técnica Mariana de Oliveira, que também treina a equipe feminina de vôlei da UFRGS. Segundo ela, ter uma mulher treinando uma equipe masculina gay é uma dupla quebra de paradigma.

— O esporte normalmente é um lugar de exclusão para o público LGBTQ, principalmente no futebol. Mas o vôlei também. Acho muito importante ter um time de inclusão com homens gays. Nossa equipe é igual a todas, com problemas técnicos e táticos — declara Mariana.

O técnico em enfermagem Jonathan Canto relata que resolveu entrar no grupo para se sentir incluído, já que sofria muito com o preconceito quando jogava em times só com heterossexuais:

– Eu sofria muita homofobia, esse é o primeiro campeonato em que estou participando. Vai abrir muitas portas para outros meninos (gays) também, para que eles se sintam à vontade para jogar e ver que não são só eles praticando.

Capitão da equipe, o artista visual Fábio de Oliveira afirma que o fato de se conseguir espaço para a equipe mostra que o esporte pode e deve ser um lugar de inclusão para qualquer pessoa.

O Pampacats ficou em terceiro lugar no grupo: ganhou a primeira partida (2×0) e perdeu a segunda (2×0) e a terceira (2×1).

Em setembro, o Pampacats organiza o GayPrix, campeonato de vôlei com 16 equipes de vários locais do Brasil. A equipe poliesportiva ainda tem as modalidades de futebol masculino e feminino, corrida e handebol — com jiu-jitsu, deve começar as atividade no inicio de agosto.

André Ávila / Agencia RBS
Equipe levanta a bandeira da diversidadeAndré Ávila / Agencia RBS
André Ávila / Agencia RBS
Time é treinado por Mariana de OliveiraAndré Ávila / Agencia RBS

https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2018/07/campeonato-municipal-de-volei-de-porto-alegre-tem-primeira-equipe-gay-cjjx4ug5r00gf01qcg3jjjfhh.html


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.