Mães lésbicas: 6 dúvidas comuns que casais de mulheres têm sobre filhos

0

Casada há cinco anos, a confeiteira Camila Lima Lucoveis, 27, sempre quis ter um filho na mesma idade em que sua mãe a teve, e sua mulher, Laura Gama, a apoiou. “A minha relação com minha mãe sempre foi muito boa e eu queria dar continuidade a esse ciclo”, diz Camila. A pequena Lavínia veio ao mundo há dois anos, por meio de inseminação artificial.

Para registrá-la nos nomes das duas mães, Camila e Laura anteciparam a formalização da união. “Se não precisasse ter casado para registrar a filha no nosso nome, talvez teríamos deixado isso para outro momento”, afirma.

O bebê foi registrado no próprio hospital e, além de toda a documentação rotineira, foi preciso comprovar que a criança havia sido gerada com a ajuda de uma clínica de reprodução assistida e que a mulher estaria ciente do registro. Os caminhos que Camila tomou para conseguir ser mãe e registrar a criança no nome das duas mães são apenas duas das alternativas para que um casal lésbico consiga ter uma criança. As advogadas especializadas em diversidade Adriana Galvão e Ananda Putcha ajudaram a levantar algumas questões que precisam de atenção sobre a maternidade lésbica. Confira:

1. Quais são os métodos existentes? Atualmente, um casal de lésbicas pode recorrer à adoção ou medidas

Atualmente, um casal de lésbicas pode recorrer à adoção ou medidas de reprodução assistida, como inseminação artificial e fertilização in vitro. Para os temas que envolvem procedimentos médicos, não são necessárias autorizações judiciais. “Somente o termo de consentimento e demais exigências documentais feitas diretamente na clínica médica ou centro de reprodução humana”, explica Adriana.

Leia Mais 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.