Mogi terá a 1ª Parada do Orgulho LGBT no dia 29 de abril

0

Natan Lira

Mogi das Cruzes terá a 1ª Parada do Orgulho LGBT no dia 29 deste mês, na Avenida Cívica, no bairro do Mogilar. O evento começará às 10 horas e deverá se estender até as 19 horas. A animação ficará a cargo dos DJs Luis Levado Joy, Gabriel Marques, Felipe Rafael, Edy Rodrigues, Petterson Pereira e Collins Gustavo, sob a apresentação da Drag Queen Tchaka. A expectativa dos organizadores é reunir entre 3 mil e 5 mil pessoas, já que deverá atrair o público de todo o Alto Tietê.

Desde o ano passado, o Fórum LGBT Mogiano tenta realizar o evento na Cidade, mas foi inviabilizado por conta de algumas exigências da Secretaria Municipal de Segurança. No entanto, segundo o presidente do Fórum, Roberto Fukumaro, em março, o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, o procurou para falar sobre um edital da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), órgão do Governo do Estado, para ajudar cidades a realizarem o evento.

“Ele me explicou todo o processo e eu fiz a inscrição, com a anuência da Prefeitura, já que esta é uma das exigências. Em março saiu o resultado e estávamos entre as 12 cidades vencedoras. Então o Governo do Estado fornecerá um trio elétrico e R$ 500,00 para a contratação de um músico regional para a apresentação. A Prefeitura está nos ajudando com o restante da estrutura: tenda, banheiro químico e alguns documentos”, explicou. A outra parte da agenda é financiada por um aplicativo de relacionamento LGBT e amigos do Fórum.

Fukumaro avalia que, apesar de muitos considerarem Mogi como uma cidade conversadora, ele acredita que esta posição é de apenas alguns governantes, já que a população, conta, está aberta ao diálogo e sobretudo ao respeito. “É uma data importante para a população LGBT, porque mostra que ela existe, exige respeito e que pode participar da festa quem quiser. Estes eventos também são frequentados por famílias mesmo heteronormativas”, destaca.

Neste domingo, dia 15, das 14 às 18 horas, no Centro Cultural de Mogi, haverá um concurso de drag queen elegerá a miss desta edição do evento.

http://www.odiariodemogi.net.br/mogi-tera-a-1a-parada-do-orgulho-lgbt-no-dia-29-de-abril/

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.