Ativismo transformador

0

Nova geração de líderes ganha força para enfrentar a escalada conservadora que se desenvolve no planeta e participar da organização de uma sociedade menos desigual e mais justa.

A esperança emana dos jovens. Num mundo tumultuado pela pandemia, pelo desrespeito às minorias e pelo avanço da extrema-direita, são eles que podem nos salvar do abismo. Caberá a uma nova geração de líderes que agora ganha apoio institucional e musculatura política pelas redes sociais, enfrentar a escalada conservadora que se desenvolve no planeta e organizar uma nova sociedade menos desigual e mais justa. Rebeldes e sensatos, esses líderes nascentes pensam e agem globalmente, embora não percam de vista as questões locais e nacionais, e substituíram a impulsividade e o sectarismo que caracterizavam muitos jovens políticos do passado, por uma visão estratégica, pluralista e humanista. Há perspectivas se abrindo no meio da escuridão e gente que usava fraldas ou brincava de pega pega na virada do século, está, hoje, na vanguarda da transformação, combatendo ideologias obscurantistas e influenciando, pela internet, milhões de pessoas com ideias progressistas.

Os exemplos começam no Brasil, com nomes como o do youtuber Felipe Neto, 32 anos, que tem promovido um debate avançado e ações sociais criativas e transgressoras, ou da deputada Tabata Amaral, 26, que optou por uma carreira política convencional, mas é uma promessa consistente, e se multiplicam pelos quatro cantos do mundo. A paquistanesa Malala Yousafzai, 23, vítima de um atentado terrorista praticado pelo grupo Talibã é uma dessas personagens decisivas nos tempos atuais. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, por sua luta pelo direito das mulheres à educação. A ambientalista sueca Greta Thunberg, 17, que fará uma doação de R$ 600 mil para a proteção da Amazônia, é outra. Há também a americana de origem cubana Emma Gonzáles, 21, expoente do movimento antiarmamentista nos Estados Unidos, e a britânica Amika George, 21, ativista pela distribuição gratuita de absorventes íntimos. Outro nome é o da ugandense Vanessa Nakate, 23, militante pela ação climática na África.

Para o professor de ciência política do Insper Leandro Consentino, esses novos líderes demonstram entender a política com duas chaves. A primeira é a rede social, o meio interativo, que envolve uma permanente prontidão para o debate, e a disposição de aceitar as diferenças. A segunda é a mensagem: eles têm causas fortes e a capacidade de expô-las, de maneira combativa e sem divisionismo. “Esses jovens estão conseguindo trabalhar bem tanto o meio como a mensagem”, diz Consentino. “Há um componente ideológico nas causas que defendem, mas eles também são pragmáticos para fortalecer suas marcas perante a juventude”. De um modo geral, esses líderes atuam fora de ambientes políticos institucionais e conseguem dar voz a grupos que estavam marginalizados e silenciados. Outras características são a coerência em termos de valores e a capacidade de transmitir uma verdade por trás do discurso, defendendo causas em que realmente acreditam. Apesar de coerentes, os jovens ativistas não tem compromisso com o erro e mudam de ideia quando os fatos apontam para uma nova direção.

Meio e mensagem

Felipe Neto domina o meio e a mensagem perfeitamente e o mesmo que se pode se dizer de Malala, Greta ou de Amika. Um dos maiores youtubers do mundo, com quase 40 milhões de seguidores, Neto vem fazendo um trabalho persistente de promoção da diversidade e de enfrentamento a grupos conservadores de direita e às fake news que inundam a rede. Seu salto de prestígio aconteceu em julho do ano passado, quando decidiu distribuir 14 mil livros na Bienal do Rio de Janeiro depois que o prefeito Marcelo Crivella censurou um gibi da Marvel com dois garotos se beijando. “Justiça, inclusão, menos desigualdade e preocupação com o planeta. Acredito que essas sejam as bandeiras que eu mais defenda hoje”, disse Neto à IstoÉ.

 

Matéria completa aqui

Fonte: Istoé


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.