Unesco certifica STF e reconhece união homoafetiva como patrimônio mundial

0

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal(STF) reconheceu a união homoafetiva e garantiu direitos fundamentais, como o casamento, à população LGBT. Este ano, a Unesco, por meio do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, certificou a Corte com o MoWBrasil 2018. De acordo com o Metrópoles, a premiação foi por conta da decisão de sete anos atrás.

A partir de agora, a decisão se tornou patrimônio documental da humanidade no Registro Nacional do Brasil. O relator das ações que trataram do tema, ex-ministro Ayres Britto, representou o STF durante a cerimônia que aconteceu nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o ex-ministro reiterou as ideias que foram base da decisão. “A Constituição é arejadora dos costumes e sabe enterrar ideias mortas. [A decisão do STF] é de proibição do preconceito em função do modo sexual de ser das pessoas”, afirmou Ayres Britto. Em suma, “é caminho sem volta, é descolonização mental”.

Logo depois, a presidente do Comitê Nacional da Memória do Mundo da Unesco, Jussara Derenji, comentou sobre o apoio de instituições à causa. “Um caleidoscópio da história está se formando através de novas contribuições das instituições nacionais”.

ObservatorioG


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.