Romance “Armário Vazio Não Para em Pé” traz narrativa baseada em closes, corres e fatos verídicos

0

No mês do orgulho LGBTQIA+, Guilherme Moraes lança livro com situações reais vividas por jovens que descobrem a sexualidade ainda cedo e mostra como a falta de representatividade afeta suas experiências.

São Paulo, Maio de 2022 – Para marcar a chegada do mês do orgulho e LGBTQIA+, no país onde muitas pessoas sofrem diariamente com o preconceito, exclusão, violação de seus direitos e dificuldade de acesso à informação, o romance ‘Armário Vazio Não Para Em Pé’ chega em livrarias online pra engrossar o coro por representatividade na literatura brasileira. O lançamento virtual aconteceu em 03 de maio pelas redes sociais e ganhará uma versão física em um evento físico em 04 de junho, às 17h30 na Livraria Patuscada, em São Paulo/SP.

Inspirado na trajetória do autor, Guilherme Moraes neste livro de estreia apresenta a história de Davi, menino que começa a entender sua sexualidade ainda na adolescência, mas que também vê os desdobramentos dessa descoberta na fase adulta. Com passagens reflexivas, divertidas e desafiadoras, um dos objetivos da narrativa protagonizada por Davi é aumentar a representatividade na literatura brasileira. 

“A ideia do livro surgiu quando percebi que nunca havia encontrado uma obra que se conectasse com as minhas próprias experiências de alguém que descobriu ainda muito cedo que sua sexualidade não era a que o mundo esperava e não teve a quem recorrer. Pesquisei vários títulos, descobri poucos e até li alguns, mas a oferta ainda é muito escassa. A maioria dos livros sobre amor gay ainda fica na sessão erótica, como se não houvesse também uma demanda por romances e outros gêneros, por isso resolvi escrever o meu próprio”, comenta o autor Guilherme Moraes, de 31 anos.

Mesmo com a ampliação do debate em torno do tema e de importantes conquistas de direitos desta comunidade nos últimos anos, muito ainda precisa ser feito, já que a maioria ainda não enxerga espaço ou se vê representado em obras de arte, mercado de trabalho, política ou na publicidade. Segundo pesquisas realizadas em 2020 e 2021 pelas empresas Getty Images, GLAAD, Elife e SA365, a representação da comunidade na mídia e publicidade ainda continua pouco numerosa e, por muitas vezes, estereotipada.

“Nos anos 90 e até no começo dos anos 2000, havia quase nenhum conteúdo que mostrasse afeto gay. O homem gay sempre estava associado ao humor, e nunca ao amor. E isso fez muita falta para muitos jovens gays que cresceram sem exemplos mais reais. O livro chega como um desabafo e, ao mesmo tempo, como uma referência para que pessoas de todas as idades, que já se sentiram desajustadas ou oprimidas pelo mundo, saibam que pode existir uma saída para a dor e medo que carregam dentro de si e que existe começo, meio e, claro final feliz” explica Guilherme.

O livro “Armário Vazio Não Para Em Pé – baseado em closes, corres e fatos reais” está disponível para compra no site da Amazon (e-book), no Clube de Autores (versões e-book e física) e em diversas livrarias online do país como Livraria Cultura, Submarino e Lojas Americanas.

Contatos: [email protected] | Instagram: @livroarmariovazio 

SINOPSE

UM ROMANCE PRA QUEM JÁ SE SENTIU DIFERENTE E NUNCA SE RECONHECEU NAS HISTÓRIAS CONTADAS ATÉ AGORA

Davi é um jovem brasileiro que faz exatamente tudo o que se espera dele. Vai bem na escola, uma instituição religiosa bastante conservadora, cuida dos irmãos mais novos e não dá nenhum trabalho para os seus pais. O típico bom menino.

Nunca ousou colocar um pé fora da linha até que, no auge da sua adolescência, uma experiência transformadora revela algo que o jovem havia mantido em segredo por muito tempo: sua sexualidade é diferente de todos ao seu redor. E, de repente, ele se torna exatamente tudo o que não se esperava dele.

Desde que se percebe diferente dos demais, Davi embarca numa jornada cheia de descobertas interessantes, experiências malucas e muitas surpresas que transformam a sua vida em um verdadeiro enredo de amor, comédia, medo, sexo, terror e, claro, muito drama, pois além de tudo Davi se viu solitário nessa missão de descobrir o que significava ser uma pessoa cuja existência desafiava a norma social.

A narrativa de Davi se conecta com a história de qualquer pessoa que já se sentiu inapropriada, desajustada e oprimida pelo mundo, trazendo um enredo que deixa evidente que pode existir uma saída feliz para situações de dor e medo. Que, apesar de tudo, para essas pessoas como Davi também podem existir começos, meios e finais felizes.

SOBRE O AUTOR 

Guilherme Moraes da Silva nasceu em Osasco, São Paulo, em 1991, e se identifica como um homem cisgênero gay que acredita no poder que o amor tem de melhorar a vida. Graduado em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda, sempre gostou de contar e ouvir histórias, mas nunca encontrou uma boa o suficiente que se relacionasse diretamente com a sua própria vivência e lhe fizesse se sentir acolhido ou minimamente representado. Por isso, decidiu escrever seu primeiro livro, Armário Vazio Não Para Em Pé, baseado em closes, corres e fatos reais para que outras pessoas encontrassem em Davi uma figura que representasse aqueles que já se sentiram estranhos, desajustados, rejeitados e até mal compreendidos pela sociedade, mas que mesmo assim não deixaram de amar, lutar e sonhar.

FICHA TÉCNICA

Título: Armário Vazio Não Para em Pé: baseado em closes, corres e fatos reais

Autor: Guilherme Moraes da Silva

Capa: Nayara de Almeida Rampim

Designer: Pamela Ayumi

Fotógrafa: Jaqueline Aparecida dos Santos Revisora: Fernanda Rodrigues

Número de páginas: 332

Preço e-book: R$ 19,90

Preço livro físico: R$ 50,37


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.