Rio CVB e Câmara LGBT vão realizar capacitação sobre atendimento turístico

0

O Rio de Janeiro é conhecido por ser um dos destinos preferidos do público LGBTQIA+. A praia de Ipanema foi eleita, neste mês, a segunda melhor do mundo para este segmento em votação promovida pelo site GayCities. Para atender cada vez melhor este público, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) vai realizar, em parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e a Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), uma capacitação de profissionais do setor turístico.

“O Rio de Janeiro é um destino conhecido no mundo todo pelo turismo LGBTQIA+. Por isso, queremos trabalhar junto ao trade para recebermos cada vez melhor esse público, mostrando que a cidade respeita e acolhe a diversidade. Treinamentos como esse são essenciais para mostrar ao setor qual o perfil do viajante, o que este turista busca e como criar novas ofertas a fim de entregar um produto alinhado ao que o mercado precisa”, defende a diretora-executiva do Rio CBV, Roberta Werner.

A capacitação, exclusiva para associados do Rio CVB, vai apresentar dados e oportunidades de negócios voltados para este segmento do turismo, que ainda tem um grande potencial de crescimento. O evento, que será realizado no JW Marriott Hotel, contará com um painel sobre empregabilidade no qual os participantes poderão debater e tirar dúvidas sobre a inclusão no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do “Rio de Cores”, série de ações desenvolvidas pelo Rio Convention Bureau em parceria com a Câmara LGBT para estimular ainda mais o desenvolvimento desse mercado no Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro é um destino desejado pelo turista LGBTQIA+, nacional e internacional. Mas sabemos que esse é um público que se preocupa muito na escolha do destino e dos produtos turísticos por conta do acolhimento. Por isso a capacitação é fundamental, para que o prestador de serviço saiba receber esse turista de uma maneira verdadeiramente inclusiva. A parceria entre a Câmara LGBT e o Rio CVB tem como objetivo fomentar esse conhecimento e a promoção de negócios, exclusivos ou inclusivos, voltados ao turista LGBTQIA+. Também atuamos para trazer eventos focados nesse público, desenvolver o que já existe na cidade e fomentar que todos grandes eventos da cidade se tornem inclusivos”, afirma o diretor de Turismo da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Otavio Furtado.

A capacitação, marcada para a quarta-feira (23), às 9h, vai discutir como tornar serviços mais inclusivos tanto para os clientes quanto para os próprios funcionários. Pesquisas realizadas pelo setor apontam que mais da metade dos viajantes deste segmento acredita que ser LGBTQIA+ impacta em suas decisões de viagens e que a segurança é um fator essencial na escolha do destino.

“O Rio de Janeiro é muito bem visto pelos turistas LGBTQIA+ em vários países, muitos desejam conhecer a cidade ou mesmo fazer uma nova viagem. Então, a cidade tem essa força no mercado há muito tempo. Nosso encontro no Rio de Janeiro em 2022 é justamente para conversarmos sobre a importância desse mercado, como planejar ações para captar mais negócios dentro desse segmento e como devemos agir para atrair cada vez mais LGBTs no Brasil e no exterior”, afirma Clovis Casemiro, coordenador para o Brasil da IGLTA.

O turismo LGBT movimenta por ano US$ 218 bilhões no mundo, segundo dados da OutNow de 2019. O Brasil é o segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma movimentação que supera os US$ 63 bilhões.

Mercado e Eventos

 

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.