Reprodução assistida é opção para casais do mesmo sexo terem filhos biológicos; saiba como funciona

0

Especialista em medicina reprodutiva, dra. Ticiana  Lima, explica como casais do mesmo sexo podem ter filhos biológicos

Reprodução assistida é opção para casais do mesmo sexo terem filhos biológicos; saiba como funciona

Especialista em medicina reprodutiva, dra. Ticiana  Lima, explica como casais do mesmo sexo podem ter filhos biológicos

O tema barriga de aluguel voltou a ser comentado após a morte do humorista Paulo Gustavo (in memorian), vítima de covid-19. Paulo e o marido, o médico Thales Bretas, são, respectivamente, pais biológicos de Gael e Romeu, ambos nascidos por meio do uso deste procedimento. Os dois meninos, ambos com um ano de idade, foram gerados em barrigas de pessoas distintas. O método utilizou cinco embriões com o sêmen de Thales e outros cinco com o do humorista.

A alternativa escolhida por Paulo Gustavo e Thales para realizar o sonho de ter filhos é também a de muitos outros casais homossexuais. Através da inseminação artificial é utilizado o sêmen de um dos parceiros e o óvulo de um banco de doadoras anônimas. No caso do humorista e seu esposo, eles optaram por ter os meninos nos Estados Unidos, por meio de uma barriga de aluguel, prática liberada no país.

Em Fortaleza, esse processo pode ser realizado por meio da reprodução humana, método aplicado pela ginecologista obstetra e especialista em fertilização, Ticiana Lima, da clínica Ita Saúde. O espaço de alto padrão também oferece atendimento de estética, psicologia, nutrição e outros.

De acordo com a obstetra, as pessoas que por ventura não podem gerar filhos por métodos naturais, devem procurar atendimento especializado para realizar o sonho da maternidade. ”O desejo de ter filhos com os traços dos pais é a expectativa de muitas pessoas, e o passo seguinte após a realização de exames gerais para avaliação da saúde é buscar o especialista em reprodução humana”, explica Ticiana.

Barriga de aluguel no Brasil

A prática de “alugar” a barriga de uma pessoa para que ela gere um bebê para outra é ilegal e proibida no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM 2.168/17). Além de ser vedada no país, a técnica entra também na lei de transplantes (9434/97 artigo 15), que proíbe a venda de órgãos, tecidos e partes do corpo. No entanto, em países como Estados Unidos e Ucrânia é possível realizar o aluguel.

Já a barriga solidária, em que a gravidez é gerada em pessoas com parentesco até 4º grau, não carece da autorização de conselhos no Brasil para ser feita.

Sobre a ITA Saúde

Com o intuito de promover atendimento de alto padrão em cirurgia plástica, medicina reprodutiva e um serviço multidisciplinar na área médica, foi idealizada a ITA Saúde. O empreendimento tem a direção dos drs. Alfredo e Ticiana Lima, e fica localizado no Riomar Trade Center, no bairro Papicu. Com estrutura moderna, a clínica conta ainda com especialidades como fisioterapia dermatofuncional, endocrinologia, dermatologia, cardiologia, psiquiatria, cirurgia e endoscopia ginecológica, nutricionista, acupuntura e psicologia, reunindo profissionais renomados em cada segmento. Informações sobre agendamentos e mais detalhes podem ser conferidos no site: https://itasaude.com.br/.

Assessoria de Imprensa ITA Saúde — Capuchino Press


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.