Polícia de Nova York se desculpa por invasão a bar gay em 1969

0

Por Jovem Pan

O comissário da polícia de Nova York, James P. O’Neill, se desculpou nesta quinta-feira (6) pela invasão ao bar gay Stonewall, em 1969. O episódio ficou marcado como um dos mais importantes momentos da luta pelos direitos civis dos homossexuais.

“Seria irresponsável passar pelo Mês do Orgulho Gay e não falar dos eventos em Stonewall Inn em junho de 1969. O que aconteceu não deveria ter acontecido. As ações do Departamento de Polícia de Nova York foram erradas’, afirmou O’Neill. “As ações e as leis eram discriminatórias e opressivas. Peço desculpas por isso”, disse.

A invasão ao Stonewall aconteceu no dia 28 de junho de 1969. Na ocasião, nove policiais invadiram o bar, alegando que o estabelecimento vendia bebidas alcoólicas sem licença, e expulsaram os clientes, enfilerando-os em uma parede e os obrigando a mostrar os documentos. Os cerca de 200 frequentadores, que em sua maioria eram gays, lésbicas e transgêneros, desafiaram a polícia e encurralaram os agentes dentro do bar, chegando a atirar pedras e garrafas nele.

O episódio foi seguido por dias de protestos nas ruas, que resultaram em mais enfrentamentos com a polícia e prisões. A invasão ao Stonewall, no entanto, não foi um fato isolado: nos anos 1960, era comum que a polícia de Nova York invadisse bares gays e prendesse cross-dressers, muitas vezes com o pretexto de combater a prostituição na cidade.

Durante anos, a comunidade LGBTQI+ de Nova York pediu para que a polícia se desculpasse pelo ato de 1969, o que sempre foi negado. Em 2016, o então comissário William J. Bratton afirmou que não acreditava que um pedido de desculpas fosse necessário.

 

Jovem Pan


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.