A marca de comésticos Natura tem sido um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta terça-feira (14). Depois de divulgar, no início da manhã, sua nova campanha publicitária de Dia dos Namorados, a empresa foi criticada pelos internautas.
Na ação, feita para anunciar a “Coleção do Amor”, sua nova linha de batons, a Natura conta as história de três casais lésbicos. Ao final do vídeo, os casais trocam beijos, o que gerou uma proposta de boicoite à marca no na internet.
Além do vídeo, a marca de cosméticos também fez vários posts em sua conta no Instagram para promover a campanha. As publicações apresentam as histórias dos três casais. Em uma delas, a empresa afirma: “Que nossa maquiagem só borre por causa de beijos cheios de AMOR! Para divulgar a nova #ColeçãoDoAmor, convidamos três casais para contar suas histórias e celebrar a diversidade!”.
Em outra, a Natura celebra os novos produtos. “Dê boas vindas para esta coleção sem rótulo, sem gênero, sem regras, e com muito, muito amor e diversidade”, escreve.
No Twitter, tanto o comercial quanto os posts foram alvo de críticas. A hashtag #BoicoteNatura está, desde cedo, na primeira colocação dos Trending Topics da rede social.
Enquanto alguns usuários disseram que a ação teria “ideologia de esquerda”, outros associaram os beijos lésbicos a “atos obscenos”. Alguns, ainda, utilizaram o bordão “quem lacra não lucra”. Confira a repercussão:
A Natura esqueceu q o publico q fez a marca crescer foram as donas de casa conservadoras com as revistinhas revendendo pras amigas e não feministas lésbicas lacradoras.
E o público q a Natura ignora é exatamente oq fez a Natura crescer.♀️ #BoicoteNatura pic.twitter.com/aWpXChDiYe— AVENA (@AVENAoficial) 13 de maio de 2019
É sério isso?? Precisa dessa “putaria” pra lançar batom??? APAPOHA https://t.co/Sl06cYSulK
— Bellatrixx Kramellow (@BellatrixxB) 13 de maio de 2019
Mais uma para a série: Quem Lacra não Lucra. #BoicoteNatura
— Marcelo Andrade (@adelfi73) 13 de maio de 2019
Não podemos nem usar uma maquiagem em paz mais… nojo. Mais uma para entrar na minha listinha #BoicoteNatura
— lidiane (@lidinagem) 13 de maio de 2019
Vivi o suficiente pra ver comuna defender empresas capitalistas. A Natura se esqueceu que as revendedoras são em sua maioria donas de casa conservadoras e mães que tiram um extra para ajudar o marido, odiadas pelas lacrudas que as chamam de oprimidas e/ou machistas #BoicoteNatura
— Fernanda Nunes (@Fernuf91) 14 de maio de 2019
Porque uma empresa faz propaganda com politica/ideológica para seus produtos ao invés de mostrar a qualidade dos mesmos? Os setores de marketing das empresas estão dominados por militantes de esquerda. #BoicoteNatura
— Presidente (@PresidenBr) 14 de maio de 2019
Apesar das críticas, a hashtag também ficou repleta de apoiadores, que defenderam a campanha da Natura . Alguns internautas relembraram outras tentativas de boicote na web, como o mais recente, sobre uma campanha do Burguer King , enquanto outros ressaltaram de que as pessoas não estão se preocupando com os problemas reais do País.