“Não reconhecem o direito de ser mãe com a mulher que amo”

0

Por Katy Romy

Para os homossexuais que desejam ser pais na Suíça, o caminho é árduo. Entre lacunas legais e procedimentos complexos, a lei ainda está longe de lhes garantir a igualdade de tratamento. Os casais do mesmo sexo voltam agora suas esperanças para o projeto de lei que prevê o casamento para todos, a ser examinado pelo novo Parlamento recém-eleito.

“Pensei durante muito tempo que não eu tinha o direito. Minha parceira falou muito cedo sobre a ideia de termos um filho “, recorda Véronique. Depois de muitas reflexões, de dar passos longos e caros, e depois de muitas emoções, Véronique e Julie*, que vivem em uma parceria registrada desde 2013, perceberam seu desejo comum de fundar uma família.

Um banco de esperma no estrangeiro

Na Suíça, o acesso à reprodução medicamente assistida (RMA) está reservado aos casais heterossexuais casados. As duas mulheres, que vivem no cantão de Berna, examinaram várias soluções alternativas. “Primeiro pensamos em uma doação privada de esperma e perguntamos a alguns homens, que ao final de contas não mostraram interesse no projeto”, explica Véronique.

O casal recorreu então a uma clínica de fertilidade em Londres. “Neste assunto, notamos que a legislação inglesa era semelhante à da Suíça; a doação não é anônima. A nossa filha poderá, se assim o desejar, obter informações sobre o seu dador quando atingir a maioridade. Uma condição que consideramos decisiva”, explica Véronique.

Para a inseminação, foi necessário planejar uma viagem à capital britânica no momento certo do ciclo hormonal de Verônica. Ela engravidou na primeira tentativa. “Tivemos sorte”, diz ela. Véronique e Julie são agora mães de uma menina de três anos. No entanto, seu caminho para serem consideradas por lei como uma família ainda não terminou.

Matéria completa aqui Swissinfo

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.