Mês da diversidade é celebrado com eventos culturais e 22ª Parada LGBT em Campinas

0

Música, gincana e até festa junina integram programação, que começa em 05 de junho e segue até 26 de junho, com a parada

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta o Mês da Diversidade e a 22ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas.
 
Desde 1969, o mês de junho veste-se das cores do arco-íris para reforçar e reivindicar cidadania, direitos e visibilidade ao público LGBT, além da luta constante contra a LGBTfobia. Nada aleatória, a escolha do mês refere-se ao episódio de resistência ocorrido naquele ano em Nova York, quando um grupo de gays enfrentou a violência policial permanecendo confinado no bar “Stonewall Inn” por vários dias. Com o apoio recebido por outros gays e lésbicas que se amontoaram do lado de fora, o dia 28 de junho passou a ser considerado o “dia da libertação gay”, e a data passou a ser enaltecida como o Dia Internacional do Orgulho Gay – hoje chamado LGBTQIA+.
 
A primeira parada no Brasil aconteceu em 1997; em 2001, o município de Campinas aderiu à manifestação, que segue tendo papel importante na (des)construção social. Organizada pela Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas, a 22ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas acontece no último domingo do mês, (26), no centro da cidade, a partir das 13h. “Depois de dois anos, voltamos com a parada presencial em nossa cidade para seguir incentivando a população a participar, articular e buscar melhorias para a comunidade LGBT campineira. Apesar do que já conquistamos, há ainda muita luta por igualdade, equidade e visibilidade. O objetivo central dessas ações é sensibilizar as pessoas às causas do movimento LGBT, validando a inclusão e integração social de todas as pessoas”, comenta Douglas Holanda, Presidente da Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas
 
Mesmo com o retorno nas ruas, a Parada LGBT de Campinas será transmitida ao vivo pelas redes sociais, a fim de democratizar e ampliar ainda mais o acesso ao evento, que contará com tradução simultânea em libras. São esperadas 150 mil pessoas no evento, que contará com operação especial da Emdec por conta das alterações no trânsito e nos horários de ônibus. O itinerário desta edição segue pelas ruas principais do centro, encerrando o ato no Largo do Rosário, onde haverá um grande show de encerramento.
 
O tema da parada deste ano é VOTE PELA VIDA – CATEGORY IS: Respeito, Afeto e Direito para pessoas Trans e Travestis. Viabilizado pelo Edital ProAC Expresso Direto de Fomentos a projetos culturais no Estado de São Paulo, as atividades do projeto são totalmente gratuitas.
 
 
Programação do Mês da Diversidade
Além da parada, estão programadas outras ações ao longo do mês em Campinas, com o objetivo de reforçar a importância da diversidade e promover a inclusão social de todos os públicos ao longo de todo o evento.
 

05/06 – 17ª Gincana da Diversidade: Pensado para juntar famílias e exercitar a população LGBT, o evento une cultura, esporte e informação para agitar a tarde do domingo. Os participantes serão divididos em grupos e vão se divertir com várias brincadeiras. A ação acontece na Praça de Patinação da Lagoa Taquaral, a partir das 14h.
 

11/06 e 12/06 – 5º Arraial da Diversidade: Trazendo a essência das festas de São João, o evento acontece na Praça Bento Quirino – no sábado a partir das 16h e no domingo a partir das 14h – com apresentações, bingos, sorteios e comidas típicas.
 

18/06 – 21º Concurso de Novos Talentos: O Concurso de Talentos da Vila Padre Anchieta tem o intuito de revelar novas vozes da comunidade local. Após a fase de inscrição (que seguiu até o dia 05/04 pelas redes sociais), os artistas passarão pelas etapas de avaliação de desempenho que contempla, entre outros quesitos, dublagem e performance. A final é aberta ao público e poderá ser acompanhada no sábado (18) às 19h, no Teatro Maria Monteiro.
 

24/06 – 15º Big Juice: A partir das 18h, o público confere uma sequência de apresentações com artistas variados que, habitualmente, apresentam-se apenas nas boates da região. Montado na Praça Bento Quirino, o palco será dividido por nomes como ICARO KADOSHI e HELLOA MEIRELLES, já conhecidos e renomados na cena campineira.
 
 
SERVIÇO: Mês da Diversidade e 22ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas
Calendário
17ª Gincana da Diversidade: Domingo, 05 de junho de 2022, a partir das 14h, na Lagoa do Taquaral;
5º Arraial da Diversidade: Sábado, 11 de junho de 2022, a partir das 16h e Domingo, 12 de junho de 2022, a partir das 14h, na Praça Bento Quirino;
21º Concurso de Novos Talentos: Sábado, 18 de junho de 2022, às 19h, no Teatro Maria Monteiro;
15º Big Juice: Sexta-feira, 24 de junho de 2022, a partir das 18h;
22ª Parada: Domingo, 26 de junho de 2022, a partir das 123h;
 

Eventos Gratuitos

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.