Intersexo e transgênero qual a diferença?

0
Getting your Trinity Audio player ready...

Nos últimos dias, as duas condições ganharam destaque devido à polêmica envolvendo a boxeadora argelina Imane Khelif. Mesmo após ser reprovada no teste de gênero em 2023 por apresentar níveis inadequados de testosterona, ela foi autorizada a participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O que significa ser um indivíduo intersexo?

Uma pessoa intersexo é aquela que nasce com características físicas ou anatômicas que não correspondem aos padrões típicos dos corpos masculinos ou femininos. Portanto, ela pode ter genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não cabem nessa situação binária.

Sérgio Okano, médico sexologista, ginecologista e obstetra, explica à CNN: “A formação da genitália acontece ainda na vida intrauterina, até a 12a semana de vida, e é remediada não só por cromossomos, mas pela ação de hormônios, de receptores desses hormônios e pela diferenciação esperada da gônada.”

Acrescenta: “Nesse sentido, pessoas intersexo são aquelas que nasceram com genitálias que não são típicas do sexo feminino ou masculino”.

Emmanuel Nasser, um obstetra e ginecologista, afirma que existem centenas de variantes intersexos e, como resultado, a condição pode se manifestar de várias maneiras. A explicação é a seguinte: “As variações podem se manifestar como mudanças na anatomia da genitália externa, na formação dos órgãos pélvicos (como o útero e os ovários), ou na forma como nosso corpo reage aos hormônios masculinos e femininos”.

Completa: “Existe uma variedade tão vasta que algumas pessoas morrem sem saber que são intersexo”.

Como resultado, o termo intersexo pode ser caracterizado como uma “guarda-chuva” de espectros.

Pessoas com variações intersexuais podem usar uma variedade de termos neste contexto, como ser intersexo, ter uma variação ou condição intersexo, ter uma variação inata de características sexuais ou chamar a atenção para características específicas. De maneira geral, “distúrbios de diferenciação sexual” (DDS) é o termo médico-científico utilizado para descrever os relacionamentos intersexo.

Além disso, os direitos humanos intersexo afirmam que as pessoas intersexo não compartilham uma identidade e são uma população diversificada. As pessoas intersexuais podem ser heterossexuais ou não; eles também podem ser cisgênero, ou seja, identificar-se com seu gênero nascimento.

Qual é a definição de uma pessoa transgênero?

Uma pessoa transgênero é uma pessoa que não se identifica com seu gênero genético. Uma pessoa que se identifica como mulher trans, por exemplo, é uma mulher trans porque nasceu com o sexo biológico masculino.

Uma pessoa trans é uma pessoa que nasceu mulher mas se identifica como homem.

Ser uma pessoa trans não diz respeito a suas características físicas, sexo ou padrões cromossômicos; em vez disso, diz respeito à maneira como ela se identifica como trans.

A identidade trans tem autonomia individual. Nasser afirma que a construção da identidade de gênero trans é principalmente social e histórica.

Uma pessoa que se identifica como transexual pode ou não precisar de tratamento médico para ajustar suas características físicas à sua identidade de gênero. Ela pode também ser heterossexual ou não.

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.