Festival DIGO recebe inscrições de filmes com temática LGBTI+

0

Evento acontece em junho e reúne produções de todo o mundo. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de abril

O Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) está com inscrições abertas, as quais podem ser feitas por meio do site: digofestival.com.br. Nesta quarta edição, o festival vai comemorar os 50 anos de Stonewall. Mais de 600 filmes com temática LGBTI+ são esperados de todo o mundo.

O evento vai acontecer do dia 6 ao dia 12 de junho no Cinema Lumière do Banana Shopping. O projeto conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Goiânia.

Serão 7 dias de debates, oficinas de curta metragem e drag queens, mostras paralelas, homenagens e reflexões por meio do teatro, da performance, literatura e, claro, do cinema. A expectativa da organização é que este ano o DIGO bata recordes tanto de público, quanto de filmes inscritos para a disputa nas diversas categorias. Os vencedores vão levar para casa além de troféus, bolsas de estudos e prêmios para divulgarem e viabilizarem suas produções cinematográficas.

As inscrições pelo site do festival são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de abril. Serão aceitos curta metragens e longa metragens. Dentre as principais exigências referem-se ao tema que precisa ser voltado para o universo LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transgêneros, Intersexuais e mais representações de gênero). Os curtas precisam ter o tempo de até 25 minutos, incluindo os créditos. Todos os filmes precisam ter sido realizados a partir de 2017 e não podem ter sido disponibilizados na internet. Interessados podem sanar dúvidas enviando e-mail para: [email protected].

“O DIGO começou grande como um festival de artes integradas e hoje é referência do centro-oeste. Ele foca na questão da diversidade sexual e de gênero e proporciona aos participantes muitas informações e também formação”, explica o diretor geral Cristiano Sousa.

Segundo o diretor, a quarta edição do projeto está repleta de filmes inéditos, que vão surpreender o público. “O DIGO é um filho nosso, que cresce e que traz bons frutos – pois, se tornou importante para Goiás e, especialmente, para as pessoas que participam. Os relatos são emocionantes, pois muitos deles se sentem representados pelo festival”, complementa.

Stonewall

O episódio, conhecido como Stonewall Riot (Rebelião de Stonewall), teve duração de 6 dias e foi uma resposta às ações arbitrárias da polícia, que rotineiramente promovia batidas e revistas humilhantes em bares gays de Nova Iorque.

O caso ocorreu no dia 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, nos Estados Unidos. Essa rebelião deu bases para o movimento pelos direitos LGBT nos Estados Unidos e no mundo.

A proposta do DIGO é evidenciar a sétima arte e suas cores pautadas na luta pelos direitos humanos. Além disso, oportunizar todo tipo de manifestação artística gerando diversidade, inovação e amor sem preconceitos ou restrições. O tema deste ano é a História do Movimento LGBTI+ no Brasil. Como a história foi contada? Houve conquistas? Quais são as expectativas para o futuro?

Arte oficial da quarta edição do Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO). Foto: divulgação.

SERVIÇO

IV DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás

Inscrições: até o dia 20 de abril
Onde fazer: digofestival.com.br
Mais informações: [email protected]
Inscrições gratuitas

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.