“Exposição “Afetividades Ordinárias” humaniza o olhar sobre a vida trans”

0

Com foco na temática LGBTQIA+, projeto do fotógrafo João Bertholini engaja artistas e ativistas trans em ações diversas – exposição, publicação de zine, bate-papos e oficinas -, para provocar reflexão sobre as poéticas e narrativas que constituem os corpos não cisgêneros neste tempo.

Adaptada para o modo virtual, “Afetividades Ordinárias”, exposição de fotos de João Bertholini, com temática LGBTQIA+, abre no próximo dia 20 de janeiro, às 19h, em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Em live, transmitida simultaneamente pela plataforma e o canal do Youtube da Oswald, o fotógrafo inaugura o site-galeria que abriga a exposição e, em conversa, contextualiza questões plásticas, políticas e sociais envolvendo especialmente o universo de pessoas transgêneras.
No encontro de abertura, será exibido, ainda, vídeo-documentário dirigido pela cineasta e educadora social Day Rodrigues, com diálogo entre João Bertholini e a artista, ativista e publicitária Neon Cunha, sobre o papel da fotografia e da arte em suas relações de significação na sociedade e o quanto podem produzir ou não sentidos mobilizadores.
Curadora das imagens, Neon Cunha, que também assina o texto de abertura da exposição, selecionou 31 retratos, dentre um acervo de fotos clicadas por João Bertholini nos últimos seis anos, movido por sua inquietação e desejo de registrar e revelar a vida de pessoas trans do ponto de vista humano e banal. São cenas cotidianas, de demonstrações de afeto e intimidades trocadas, em retratos previamente agendados ou feitos na rua, de pessoas vivendo em ocupações e abrigos públicos ou mesmo de ativistas reconhecidas. “Aqui, o corpo não é objeto, a curiosidade não é premissa, e o registro não é do factual”, garante Bertholini, que tem convicção de que um dos maiores potenciais da fotografia está na subjetividade. “Ela pode ser direta, descritiva e um documento do presente, mas aqui, ela se constrói no campo da possibilidade, do sonho e da humanidade”, complementa.
Outras ações
Diante do avanço da Pandemia de Covid 19, o projeto teve que sofrer adaptações para migrar para o modo virtual. Dessa forma, o site que abriga a exposição, abre espaço para uma segunda galeria com o zine digitalizado, contendo um número maior de imagens, textos autobiográficos e poéticos de Neon Cunha e da atriz e escritora Ave Terrena, e ainda uma música-poema da dançarina e cantora Danna Lisboa, cedida especialmente para integrar o projeto. A idéia é distribuir mil exemplares da publicação quando a exposição física tiver lugar em momento oportuno.
Como forma de ampliar a temática da exposição, João Bertholini coordena duas turmas para a oficina “Olhar o Outro – Retrato e Afetividade” (dias 27 e 29/1), que busca abordar a importância e o significado do retrato como forma subjetiva de reconhecimento da própria identidade e da humanidade do outro. Enquanto exercício prático, o artista vai estimular os participantes a se fotografarem a fim de identificarem o olhar e a sinceridade que conseguem imprimir nas imagens, além de ensinar técnicas para a valorização da câmera que tiverem à disposição, do celular ao equipamento profissional.
Defendendo democratizar e descentralizar geograficamente o acesso à arte, o projeto original previa levar a exposição para outras cidades.  Do mesmo modo como em São Paulo, serão realizadas, em fevereiro, lives de lançamento em Araçatuba (10/2), contando com a participação do fotógrafo João Kawasaki e a colaboração da Associata – Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba, e em São Bernardo do Campo (24/2), numa parceria com a Casa Néon Cunha, organização não governamental, para orientação, defesa dos direitos humanos e garantias fundamentais da população LGBTQIA+, com a presença da própria Neón.
O projeto “Afetividades Ordinárias” foi contemplado pelo edital PROAC 14/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
_______________________________________________________
Serviço:
“Afetividades Ordinárias” – exposição de fotos com temática LGBTQIA+
Artista: João Bertholini.
Curadoria: Neon Cunha.
Programação:
Live de Abertura da Exposição – Oficina Cultural Oswald de Andrade – SP
Dia 20/1 (quarta-feira), às 19h.
Conversa com o artista João Bertholini.
Vídeo da cineasta Day Rodrigues, com conversa entre João Bertholini e Neon Cunha, sobre o papel da fotografia e da arte nos contextos político e social (8 minutos).
Plataforma de exibição e acesso à exposição: Youtube Oficinas Culturais   e http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/exposic%cc%a7a%cc%83o-afetividades-ordinarias/
Sem necessidade de inscrição.
Classificação etária: 18 anos.

A exposição pode ser visitada até 28/2, em qualquer horário durante o período.
Oficina: “Olhar o Outro – Retrato e Afetividade”
Coordenação: João Bertholini.
Turma A: Dia 27/1 (quarta-feira), das19h às 21h.
Turma B: Dia 29/1 |(sexta-feira), das 15h às 17h.
Plataforma de exibição: Zoom. Vagas: 40 (20 por turma).
Seleção: Análise da ficha de inscrição.
Público: Interassados(as) por fotografia e pela temática LGBTQIA+ a partir de 18 anos.
Inscrições: até 25/1 clicando aqui.
http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/olhar-o-outro-retrato-e-afetividade/
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/ebdbcb5360801434b7014fcb108f6998

Live de Abertura exposição – Associata – Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba – Araçatuba/SP
Dia 10/2 (quarta-feira), às 19h
Conversa com João Bertholini e o fotógrafo João Kawasaki
Plataforma de acesso: https://www.facebook.com/associata/
Sem necessidade de inscrição.
Classificação etária: 18 anos

Live de Abertura exposição – Casa Neon Cunha – São Bernardo do Campo/SP
Dia 24/2 (quarta-feira), às 19h
Conversa com João Bertholini e a artista e ativista Neon Cunha
Plataforma de acesso: https://www.facebook.com/casaneoncunha/
Sem necessidade de inscrição.
Classificação etária: 18 anos

Ficha Técnica
Concepção e coordenação geral: João Bertholini
Curadoria: Neon Cunha
Textos: Ave Terrena, Danna Lisboa e Neon Cunha
Vídeo: Day Rodrigues
Webdesiner: Maria Olivia Aporia
Designer gráfico: Victor Ioriatti
Assessoria de imprensa: Elaine Calux
Produção executiva: Junior Guimarães


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.