Em três anos, número de casais do mesmo sexo que moram juntos aumenta 50% na Grã-Bretanha

0

Alta foi causada pelo crescimento dos registros de casamentos gays na nação europeia, legalizados em 2014 Emma Batha, Reuters

LONDRES — O número de casais homossexuais que vivem juntos na Grã-Bretanha aumentou mais de 50% em apenas três anos: de 152 mil em 2015 para 232 mil em 2018. De acordo com estatísticas oficiais, essa alta foi causada pelo crescimento dos registros de casamentos gays na nação europeia.

O maior aumento se deu entre casados, que representam quase 30% de todos os casais do mesmo sexo que moravam juntos em 2018. Em 2015, esta categoria representava uma parcela de apenas 10%.

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo são legais no Reino Unido desde 2015. A união estável — que garante direitos e responsabilidades similares aos do casamento — é permitida desde 2005.

O Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) informou que uma em cada cinco famílias compostas por pessoas do mesmo sexo incluía casais em união estável. Em 2015, elas representavam um terço. A organização define família como um casal com ou sem crianças ou pais solteiros com apenas uma criança, que vivem no mesmo endereço.

Sophie Sanders, diretora das análises demográficas da ONS, afirma que a legalização do casamento gay foi o principal fator a contribuir com esse aumento geral.

— A crescente aceitação de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis em dizer que estão morando juntas.

Sanders disse ainda que a tendência para famílias homossexuais e heterossexuais estava indo em direções opostas, com os últimos escolhendo apenas morar juntos em vez de se casar.

O Globo

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.