Disputa envolvendo Netflix ofusca estreia de filme sobre lésbicas espanholas

0

BERLIM (Reuters) – Uma disputa sobre se filmes produzidos para a plataforma de streaming Netflix deveriam ser exibidos no Festival de Cinema de Berlim ofuscou a estreia de “Elisa & Marcela”, produção de Isabel Coixet sobre duas lésbicas espanholas.

Operadores de cinemas independentes da Alemanha escreveram à ministra da Cultura alemã, Monika Gruetters, e ao diretor do festival, Dieter Kosslick, na segunda-feira, exigindo que o filme fosse retirado da competição.

“A Berlinale representa a telona, a Netflix a telinha. Nós queremos que continue sendo assim no futuro e não queremos que o maior festival do mundo em termos de público –com mais de 300 mil espectadores –se torne um festival televisivo”, disseram.

Mas, uma porta-voz do festival disse que o filme é elegível para a competição porque será exibido em cinemas na Espanha.

A Netflix tem abalado a indústria cinematográfica estimulando pessoas a assistirem filmes em casa, em vez de irem ao cinema. Grandes redes de cinemas se recusam a exibir produções da Netflix e alguns importantes diretores têm relutado em produzir filmes que serão vistos majoritariamente na TV.

O filme em preto e branco de Isabel Coixet é baseado na história real de Elisa Sánchez Loriga e Marcela Gracia Ibeas, que se apaixonam na escola e conseguem se casar em 1901, quando uma delas se disfarça de um homem chamado “Mario”, cortando o cabelo, desenhando um bigode e usando um terno.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado na Espanha em 2005.

(Por Michelle Martin)

 

Extra.globo


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.