Depois de desvendar código nazista e morrer por ser gay, Alan Turing vai estampar nota de 50 libras na Inglaterra

0

O matemático que desvendou um código dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foi escolhido pelo Banco da Inglaterra para estampar a nova nota de 50 libras. Alan Turing criou uma máquina que ajudou a decifrar criptografias da marinha da Alemanha, feito que foi apontado como um dos motivos da vitória dos Aliados.

Ele é considerado o pai da computação e da inteligência artificial e, além de ter contribuído para o fim da Segunda Guerra Mundial, o trabalho do matemático também ajudou a computação moderna a chegar no conceito do algoritmo.

O rosto do cientista vai substituir os pioneiros da revolução Industrial, James Watt e Matthew Boulton,

A Inglaterra passa por um processo de substituição das notas de papel pelas de plástico. As de 5 e 10 libras já foram modificadas, e a nova nota de 20 libras começa a circular no ano que vem.

O Banco da Inglaterra pediu que o público desse sugestões de cientistas que pudessem estampar as 50 libras. Turing foi escolhido por um comitê a partir de uma lista com quase mil nomes, que incluíram personalidades como Stephen Hawking e Dorothy Hodgkin.

A escolha do matemático foi vista como um sinal de diversidade, já que ele era homossexual. Em 1952, ele foi condenado por manter um relacionamento com outro homem, comportamento considerado crime na época. Ao invés de ir para a prisão, o pai da computação foi castrado quimicamente como sentença. Ele se matou dois anos depois por causa dos efeitos colaterais.

Em 2009, o governo do Reino Unido publicamente pediu desculpas pela condenação de Turing. Alguns anos depois, a rainha Elizabeth segunda concedeu perdão real ao matemático e outros 59 mil homens condenados pela homossexualidade nos anos 50.

A nota com Alan Turing deve entrar em circulação no Reino Unido a partir de 2021.

*Com informações da repórter Nanny Cox

Jovem Pan

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.