Como criar a identidade de uma loja online

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As lógicas da concorrência no mundo online nunca foram tão intensas como são nos nossos dias. Hoje, mais do que nunca, a facilidade de se tornar um comerciante online fez com que muitas pessoas procurassem, no mundo digital, alternativas profissionais, criando os mais diversificados sites de vendas.
As lojas de e-commerce são, hoje, um dos maiores negócios do mundo. Ainda assim, como comprovam os dados recentes emitidos pela SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – a taxa efetiva de sucesso das empresas criadas é bastante baixa, sendo que 60% das marcas criadas não conseguem subsistir por mais do que um ano e que, em ano e meio, esta taxa de insucesso sobe para os 80%.
Não é difícil compreender quais as razões que levam a uma tão grande taxa de falha entre as novas empresas digitais. Perante o cenário atualmente vigente, torna-se realmente difícil contrariar as lógicas comerciais e fazer com que uma determinada marca consiga destacar-se de todas as outras no mesmo setor. Além disso, perante as dificuldades, a desmotivação torna-se, também, bastante comum, o que prejudica os empreendedores e faz com que, muitas vezes, estes não consigam o tão desejado sucesso no meio da Internet.
Um dos aspetos mais importantes, quando falamos em lançar uma nova marca, é conferir-lhe uma estrutura identitária que sustente a mesma e que permita efetivamente que esta se torne visível para os consumidores, destacando-se de todas as outras marcas do setor.
Mas, afinal, como se pode dar uma identidade forte a uma marca? Este é o tema que hoje iremos abordar! Venha conhecer com este artigo os principais aspetos relacionados com a criação de uma marca forte e persistente e descubra como pode aumentar significativamente as chaces de criar uma empresa online bem sucedida.

1. O nome e a identidade da marca


Se quer que a sua empresa se torne um caso de sucesso, existe um ponto que, antes de tudo o resto, deve ser pensado: o nome. Gerar um nome para seu ecommerce que cumpra as principais regras do marketing, é fulcral para garantir que uma determinada marca consegue alcançar o sucesso pretendido.
Um bom nome para uma marca deve considerar vários aspetos sobre a própria empresa. Este deve dar uma indicação clara do tipo de loja a que se refere, espelhar os princípios e objetivos da marca, ser de leitura simples, contar com uma boa sonoridade e ser facilmente memorizado. Além disso, outros aspetos são ainda muito importantes – e frequentemente esquecidos – como é o caso da diferença face a outras marcas (sendo principalmente importante que não seja um nome similar às marcas mais conceituadas) e também da existência de um domínio livre de Internet com o mesmo nome.
A criação do nome da marca pode fazer toda a diferença na construção da sua identidade e, por isso mesmo, é fundamental que esta caraterística seja criada com cuidado e ponderação.

2. A identidade e a imagem da marca


Todo o processo relacionado com o design digital da marca é também muito importante. Lettering, logótipo, organização do site e fotografias utilizadas devem ser pensadas com tempo, para que se possa criar uma marca apelativa visualmente e cativante para os utilizadores e para o público em potencial.
A criação deste tipo de estrutura fica usualmente a cargo de designers e especialistas digitais. Ainda assim, outras alternativas, tais como geradores online, podem também ajudar a construir este aspeto da identidade da marca.
A parte visual é, hoje, uma das mais importantes para a marca, na medida em que o próprio mundo se torna, aos poucos e poucos, mais ligado a este sentido. Num meio onde os estímulos visuais estão em toda a parte, conseguir criar uma imagem para a marca que se destaque de todas as outras pode ser um ponto muito positivo e ajudar a garantir que uma nova marca online se torna num verdadeiro caso de sucesso.

3. O slogan como parte da identidade da marca


Tal como o nome ou o logótipo, o slogan é um aspecto muito importante para que uma marca possa destacar-se das demais, tornando-se memorável junto dos potenciais consumidores e ganhando uma posição de relevo que lhe permita a conquista do tão desejado sucesso no meio digital.
A criação de um slogan que cumpra as principais regras do marketing digital – isto é, seja curto, conciso, memorável, forte, explicativo e assertivo – pode fazer a diferença no momento de cativar a atenção de quem se cruza com a marca e ajudar a fazer com que esta possa distinguir-se de todas as outras no seu setor.
Este ponto estará, numa segunda fase, também relacionado com as questões do marketing visual, na medida em que o designer poderá ajudar a fortalecer a frase do slogan ao conferir-lhe um aspeto visual mais apelativo.

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