Campanha incentiva trabalhadores da saúde e jovens a ter conversas abertas sobre o HIV

0

Washington, DC, (OPAS) – Fale comigo abertamente – o slogan da campanha deste Dia Mundial da Aids da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ONUSIDA, UNICEF, Rede Latino-Americana de Jovens Vivendo com HIV (J + LAC), e a Parceria Pan-Caribenha contra HIV e AIDS (PANCAP) busca garantir que os profissionais de saúde falem sobre HIV com jovens, sem qualquer forma de discriminação, como uma maneira de melhorar o acesso aos serviços de prevenção e assistência.

A campanha também visa sensibilizar os profissionais de saúde para que mais jovens, incluindo jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), sejam bem-vindos e capacitados para buscar e obter as informações e o apoio de que precisam para uma vida sexual saudável. Também visa capacitar e informar os jovens, bem como combater o estigma e a discriminação que as populações mais vulneráveis ​​à infecção experimentam nos serviços de saúde, que é um dos principais obstáculos ao acesso aos cuidados.

“Queremos que os profissionais de saúde ouçam os jovens e tenham conversas abertas e respeitosas sobre o HIV e infecções sexualmente transmissíveis como parte dos serviços de saúde sexual e reprodutiva que eles oferecem”, disse Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde na OPAS. “Quanto mais os jovens se sentirem confortáveis, maior a probabilidade de acessar e manter contato com os serviços de saúde para realizar exames ou buscar medidas que possam impedi-los de contrair ou transmitir o HIV”.

Na América Latina, novas infecções por HIV aumentaram 7% desde 2010. Estima-se que 100.000 pessoas adquiriram o HIV somente em 2018, uma em cada cinco jovens entre 15 e 24 anos. No Caribe, 27% das novas infecções ocorrem dentro deste grupo de idade. Além disso, homens gays jovens e adultos e outros HSH são desproporcionalmente afetados pelo HIV, representando 40% das novas infecções na América Latina e 22% no Caribe. Em todo o mundo, esse grupo tem 19 vezes mais chances de ter HIV do que alguém da população em geral.

“Comunidades, grupos e redes de pessoas que vivem ou são afetadas pelo HIV desempenham um papel fundamental na resposta à epidemia de AIDS nos níveis local, nacional e internacional”, disse o Dr. César Nuñez, diretor regional do UNAIDS para a América Latina e o Caribe. “A construção de uma estratégia de comunicação como essa, projetada por e para jovens de populações-chave, é um passo importante para romper as barreiras impostas pelo estigma e discriminação contra eles. De fato, esses jovens estão nos ajudando a construir as pontes necessárias para acessar serviços e cuidados combinados de prevenção ao HIV. ”

Jovens da América Latina vivendo com e sem HIV participaram da criação da campanha e do desenvolvimento de todos os materiais de comunicação, que incluem pôsteres, cartões de mídia social, gifs animados e vídeos. Neles, jovens da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras, México, Suriname e Venezuela.

Em um dos vídeos, Lucien Goovard, do Suriname, membro do Comitê Diretor do PANCAP e vice-presidente do Fórum Caribenho de Libertação e Aceitação de Gêneros e Sexualidades (CariFLAGS), disse que estigma e discriminação são tristemente “uma realidade no Caribe . É algo que sabemos que precisamos enfrentar. Existem algumas barreiras estruturais que precisam ser afastadas legislativa e socialmente, mas, na verdade, trata-se de aprender a se envolver no nível humano, respeitar-se mais e estar mais aberto à diversidade. Isso não requer mais investimento do que a escolha de dizer: “Vou manter uma mente mais aberta”.

Para mais informações sobre a campanha e para baixar materiais, clique aqui

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de sua população. Fundada em 1902, é a mais antiga agência internacional de saúde pública do mundo. Serve como Escritório Regional da OMS para as Américas e é a agência de saúde especializada do sistema Interamericano.

CONTATOS

Sebastian Oliel: +1 202 974 3459 | +1 (202) 316 5679 | [email protected]

Ashley Baldwin: +1 202 974 3872 | +1 (202) 340 4025 | [email protected]

Daniel Epstein: +1 202 974 3579 | [email protected]


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.