7ª Parada LGBTI+ de Aparecida de Goiânia

0

7ª Parada LGBTI+ de Aparecida de Goiânia acontece em 14 de julho

Acontece em 14 de julho de 2019 (domingo), a 7ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Aparecida de Goiânia. A concentração será a partir das 14:00 horas na Avenida Uru, esquina com Av. Rio Verde, próximo ao Buriti Shopping. A passeata está prevista para começar às 18:00 horas e o percurso será o mesmo das últimas edições. A expectativa da Comissão Organizadora é reunir entre dez e quinze mil participantes, já que esta é considerada a segunda maior manifestação do gênero no estado de Goiás.

Em 2019 o tema escolhido é: “50 Anos de Stonewall. 50 Anos de Luta LGBTI+”. Este tema foi escolhido em reunião das ONGs que promovem e apoiam a parada, com o objetivo de registrar o meio século de existência do movimento social organizado.

Em 28 de junho de 1969, no bar Stonewall In, em Nova Iorque, um grupo de pessoas LGBTI resolveu reagir à truculência da polícia durante uma das abordagens rotineiras no local. O confronto tomou uma proporção enorme se prolongando por alguns dias e resultou, meses depois, na criação das primeiras organizações de direitos homossexuais. Um ano depois, para comemorar o “Levante de Stonewall”, como ficou conhecido o episódio, várias pessoas marcharam pelas ruas de Nova Iorque naquela que seria a primeira parada do orgulho LGBTI. De lá as marchas se espalharam para outras cidades americanas, para a Europa e para o resto do mundo. Hoje, no Brasil são realizadas cerca de 300 paradas do orgulho, sendo cerca de 30 delas no estado de Goiás.

Nestes 50 anos do movimento social organizado, muitas conquistas foram alcançadas, como a retirada da homossexualidade do Cadastro Internacional de Doenças pela OMS, a união estável entre pessoas do mesmo sexo, o direito à adoção por casais homoafetivos, o uso do prenome e do gênero nos documentos oficiais e, mais recentemente, a equiparação da homofobia ao crime de racismo pelo STF.

Apesar dos muitos avanços, ainda há muito o que ser conquistado como a inserção das pessoas transexuais no mercado de trabalho e nos espaços escolares; a questão da 3ª idade e velhice; e, principalmente o combate à violência e à LGBTfobia. O Brasil é campeão mundial em assassinatos e violência contra a população LGBTI+. Estatísticas apontam para 01 assassinato por dia nos últimos 03 anos, além de incontáveis agressões verbais, físicas e psicológicas. O movimento entende que é preciso mudar essa realidade. É urgente a implantação de leis e políticas públicas que defendam os direitos dessa população tão vulnerável, afinal, “todos são iguais perante a lei”, como determina a Constituição Federal.

Na parte cultural, estão previstas as apresentações musicais, shows com drag queens, grupos de danças, cantores, etc. Vários DJs animarão o público em passeata que terá início a partir das 18:00 horas.

A manifestação política contará com a distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção das IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Na concentração será feita a aplicação do Teste Rápido com Amostra de Fluído Oral, Vacinação contra Sífilis e Hepatites Virais e outras atividades que visam à saúde, e outros ligados aos direitos humanos e cidadania da população LGBTI+.

O evento é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com o Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis (Associação GDA), Associação Gabiroba LGBT de Aparecida de Goiânia, GuerreirXs LGBT e Orgulhosa Resistência de Senador Canedo, Grupo Ipê Rosa/Oxumaré de Trindade. Conta com o apoio da Coordenação Estadual de IST/AIDS; da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia e suas secretarias, além dos órgãos da segurança pública: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Metropolitana e também do Buriti Shopping, que há 04 anos apoia financeiramente o evento.

Informações

Podem ser obtidas no e-mail paradagoias@hotmail.com , no Facebook @paradagoias ou apoglbt-go, no Instagran @paradagoias e também pelos telefones: (62) 99176-5720 ou 98600-2656.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.