Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Diadorim mapeou pelo menos dez pré-candidatos LGBTQIA+ para prefeituras em todo Brasil a quatro meses das eleições municipais de 2024. Até 15 de agosto, que é o prazo final para que os partidos registrem suas candidaturas na Justiça Eleitoral, a lista definitiva dos candidatos deve ser divulgada. O primeiro turno das eleições acontecerá em 6 de outubro.
O levantamento utilizou dados do Programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+ e do Cidades +LGBT, um mapeamento colaborativo entre VoteLGBT e a Antra (Associação Nacional de Transexuais e Travestis).
O Sudeste representa 50% das pré-candidaturas LGBTQIA+. Duas candidaturas representam 20% na região Nordeste, e duas candidaturas representam 20% na região Sul. apenas na região norte uma pré-candidatura, número que equivale a 10%.
Entre as pré-candidatas, seis, ou 60%, são homens cisgêneros. Além disso, há duas mulheres cis (20% do total) e duas travestis (20% do total). A maioria da população é branca em 80%. A lista inclui apenas duas pessoas negras.
O PSOL tem 40% das pré-candidaturas LGBTQIA+. A Rede e o PT ocupam o segundo lugar, cada um com 20%. PDT e Podemos têm dez por cento cada.
Mapeamentos realizados em conjunto
Você está se preparando para se candidatar à vereança ou prefeitura em 2024? É um indivíduo LGBTQIA+? Registre seu perfil nos mapeamentos de candidatura.
A Antra e a ONG VoteLGBT criaram o mapa Cidades +LGBT. Você pode indicar uma candidatura terceira ou cadastrar diretamente sua pré-candidatura com esse mapeamento.
O Voto Com Orgulho é uma iniciativa da Aliança Nacional LGBTI+, Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e Grupo Dignidade. A Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo apoia o programa.
Fórum de Empresas e Direitos LGBT, União Nacional LGBT, Rede Trans Brasil, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Sleep Giants, Instituto Sinergia de Minas Gerais e a organização não governamental Transparência Eleitoral.