Pequenas Felicidades Trans, a autobiografia de uma mulher trans em quadrinhos

0

Pequenas Felicidades Trans está no Catarse. O quadrinho é um projeto autobiográfico da ilustradora e escritora Alice Pereira. Nele, a quadrinista passa da sua infância até a maioridade, trazendo um retrato delicado e simples em relação ao dia-a-dia de uma mulher transexual.

Dados recentes de diversos setores da cultura pop, como games e cinema, provam a falta de mulheres em diversas áreas. Na maioria, transgêneros, transexuais, índios e negros não chegam a cinco por cento. Esses dados reforçam a necessidade de quadrinhos distantes dos jargões, dos estereótipos e dos clichês sobre a vivência trans. E justamente por isso Alice criou Pequenas Felicidades Trans. “Geralmente a vida de uma pessoa trans é contada por pessoas que não são trans. Acaba que o resultado fica uma coisa que não representa nossas vivências”, conta.

Como supracitado, Pequenas Felicidades Trans é uma autobiografia de Alice. Desta forma, ela traz mais autenticidade, naturalidade e profundidade ao tema, que rotineiramente é alvo de desencontros e desinformações. “A ideia dessa história em quadrinhos é conta essa vivência a partir do olhar de uma pessoa trans”, finaliza.

O financiamento coletivo busca baratear a produção e a impressão do livro, tendo como meta o valor de seis mil e trezentos reais. Até agora mais de setenta e cinco por cento foram alcançados, pouco mais de quatro mil e oitocentos reais. Os valores para apoiar variam entre dez a cem reais e as recompensas são o livro em PDF, em versão física e um pôster personalizado com uma caricatura própria ou de outra pessoa no estilo de Pequenas Felicidades Trans.

Dia Nacional da Visibilidade Trans

Segundo a Rede Trans aproximadamente cento e cinquenta travestis e transexuais foram mortos de forma brutal. Esse número mantém o Brasil em primeiro lugar como o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Sendo assim, entre os dias 29 e 31 de janeiro, o Sindipetro-RJ debateu o assunto e trouxe mais informações sobre o tema. Inclusive, Alice Pereira expôs Pequenas Felicidades Trans em todos os dias.

Entretanto, coincidência ou não, no dia 5 de fevereiro, o mesmo sindicato lançou uma nota sobre Realização de atividades sindicais. Nela, o sindipetro-RJ informa que campanhas, palestras ou exposições estão proibidas de acontecer dentro dos imóveis da Petrobras.

Siga o Epílogo e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram!

 

Epílogo.art

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.