Peça adapta conto de Caio F. Abreu sobre vida gay dos anos 80

0

Em cartaz até 29 de setembro no Teatro Cia. do Feijão, ‘Outra Noite’ é a nova montagem da Cia. Véu do Vent.

Peça ‘Outra Noite’ é baseada em ‘Pela Noite’, considerado 1º texto da literatura brasileira sobre Aids

Se estivesse vivo, Caio Fernando Abreu completaria 70 anos no dia 12 de setembro. Para celebrar, então, o escritor gaúcho falecido em 1996, a Cia. Véu do Vento apresenta o espetáculo Outra Noite, baseado no conto “Pela Noite” – primeiro texto da literatura brasileira a abordar a Aids, presente no livro “Triângulo das Águas”.

Em cartaz no Teatro da Cia. do Feijão, na República, de 25 de agosto a 29 de setembro, a peça cria um olhar atualizado para os temas abordados pelo autor no livro, como relações homoafetivas e a experiência de viver a São Paulo dos anos 1980. A montagem tem sessões todo sábado, às 21h, com ingressos por R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).

A ideia inicial, segundo a diretora Maria Andrade, era apenas adaptar o conto “Pela Noite” para o palco, mas, ao estudar os temas apresentados pelo escritor, a companhia sentiu que poderia potencializar as ideias de Caio relendo-as para os dias atuais.

Para unir os anos 1980 com a atualidade, então, o grupo entrevistou homens que viveram e ainda vivem a cena LGBT na capital paulista. As experiências pessoais dos atores Gui Alves e Leonardo Dalla Valle também ajudaram a compor o texto – na trama, eles interpretam dois amigos que se reencontram e passam uma noite conversando pela cidade.

No palco – inspirado no brinquedo Genius, que marcou a década de 1980 –, os atores se movimentam por cinco áreas, compartilhando relatos que se dividem em duelo, romance, reflexão, memória e até um karaokê. A década de 1980 também se faz presente por meio da trilha sonora, composta por músicas de artistas que foram sucesso no período, como Cazuza, Kátia e Jane Duboc.

Autor: SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro é um equipamento cultural da Secretaria do Estado da Cultura e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

Teatro da Cia. do Feijão

Rua Doutor Teodoro Baima, 68 – República, São Paulo – SP, Brasil

A partir de
25
de agosto 2018
Sábados, 21h

 

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.