Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
Atibaia, no interior de São Paulo, terá sua primeira sunset LGBT
Vila da Penha recebe 2ª Parada Gay neste domingo
Homem tortura até a morte filho da namorada por achar que ele era gay
Vereador muda o tom e pede desculpas à sociedade e até ao arcebispo
Mensagem na Faculdade de Direito da Ufba fala em ‘matar todos os gays’

Primeiro-ministro irlandês participa em evento de defesa dos direitos dos gays

07/08/2017:

 

Escolha de agenda de Leo Varadkar na visita à Irlanda do Norte foi recebida com críticas pelos unionistas, que suportam os conservadores de Theresa May em Londres.

 

O primeiro-ministro da Irlanda, aqui fotografado num evento na Queen's University, em Belfast Reuters/CLODAGH KILCOYNE

 

O primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar compareceu este sábado num evento em defesa dos direitos dos homossexuais em Belfast, naquela que é a sua primeira visita oficial à Irlanda do Norte. Varadkar, homossexual assumido, ganhou as eleições irlandesas em Junho e, naquela que foi a primeira viagem à única região do Reino Unido onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é ilegal, fez uma escolha de agenda que irritou as hostes mais conservadoras.

PUB

Segundo a Reuters, o governante irlandês, de 38 anos, escolheu juntar-se aos organizadores da maior parada do orgulho gay da Irlanda do Norte, num pequeno-almoço num pub de Belfast, com o mote "Pride Breakfast", uma vez que não conseguiria participar na parada – que se realiza esta tarde – por já ter compromissos em Dublin.

A sua participação no encontro motivou críticas de alguns responsáveis da maior força política da Irlanda do Norte, o Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês), que elegeu dez deputados que suportam o Governo minoritário da conservadora Theresa May no Parlamento britânico.

O DUP tem sistematicamente bloqueado qualquer tentativa de permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de as sondagens indicarem que essa é uma mudança apoiada por uma significativa maioria da população da Irlanda do Norte.

“Não estou aqui para desestabilizar ninguém, mas sim para demonstrar o meu apoio, e o apoio do meu Governo, na defesa da igualdade dos cidadãos perante a lei, onde quer que eles residam”, afirmou Varadkar aos jornalistas, quando estava a caminho do evento.

“É apenas uma questão de tempo”, respondeu o primeiro-ministro da Irlanda (que é médico de profissão) quando lhe perguntaram sobre a possibilidade de algum dia vir a ser autorizado o casamento homossexual na Irlanda do Norte.

Filho de uma irlandesa e de um indiano que emigrou para a Irlanda nos anos 60, Leo Varadkar assumiu publicamente que era homossexual em 2015, durante uma entrevista na rádio, no decurso da campanha a favor do casamento homossexual para o referendo de 22 de Maio (em que o sim venceu com 62,1% dos votos a favor).

No pequeno-almoço deste sábado no The Northern Whig, um pub no centro da capital da Irlanda do Norte, também participou Michelle O'Neill, o líder dos nacionalistas do Sinn Fein, e vários activistas dos direitos homossexuais das forças policiais da Irlanda e da Irlanda do Norte, escreve a Reuters.

 

Ao longo da semana que passou, foram vários os responsáveis do DUP que se pronunciaram contra a presença de Leo Varadkar no evento, considerando mesmo que se tratava de uma interferência inapropriada nas políticas de um Estado vizinho.

Foi o caso do deputado e ex-ministro Nelson McCausland, que em declarações ao jornal Irish News considerou que “muitos unionistas vão achar estranho que ele comece a interferir, como de certa forma até já fez, naquele que é um tema social da Irlanda do Norte”.

A Reuters nota que a visita do primeiro-ministro irlandês ocorre um dia depois de o Governo britânico ter ordenado que se hasteasse uma bandeira com as cores do arco-íris (que é o símbolo do orgulho LGBT) na sua representação principal em Belfast – a Stormont House – para coincidir com o festival Belfast Pride.

 

 

 

https://www.publico.pt/2017/08/05/mundo/noticia/leo-varadkar-em-evento-de-defesa-dos-direitos-gay-na-primeira-visita-oficial-a-belfast-1781461

 

 

Comente esta matéria
Título: Primeiro-ministro irlandês participa em evento de defesa dos direitos dos gays
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
Não há comentários.