Gays: conheça personalidades históricas que foram perseguidas

0

A homossexualidade ainda é alvo de preconceito

Lucrécio Arrais

Por Lucrécio Arrais

A homossexualidade ainda é um grande tabu. Infelizmente o preconceito persegue pessoas com orientação sexual diferente, o que gera a homofobia. Sabia que esse comportamento preconceituoso é algo que existe há milhares de anos e que agrediu muitas personalidades que hoje são muito relevantes?

Em tempos em que discute-se a criminalização da homofobia, veja na lista abaixo, artistas, cientistas e pessoas fundamentais para o desenvolvimento da humanidade que foram perseguidos pelo simples fato de serem homossexuais:

1- Leonardo da Vinci

Nascido em 1452, Leonardo é o responsável pela Mona Lisa, pintura mais famosa e valiosa do mundo. Diversos biógrafos afirmam, com tamanha certeza, que o brilhante e impecável artista era gay. Uma denúncia contra Da Vinci e uma possível perseguição posterior não o teriam permitido viver sua sexualidade em liberdade. Leonardo morreu em 1519.

2- Michelangelo

Michelangelo foi praticamente conterrâneo de Leonardo Da Vinci. Ele foi um escultor e poeta que dedicou diversos sonetos ao seu companheiro de vida, Tommaso de Cavallieri. Michelangelo se destacava por várias obras como a Pietà, David e o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final.

3- Nicolau Maquiavel

Nicolau foi um influente filósofo italiano. Ele foi obrigado a esconder sua sexualidade por toda sua vida. Maquiavel é o autor do clássico O Príncipe, um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento do homem, com um papel extremamente crucial na construção do conceito de Estado Moderno.

4- Sara Josephine Baker

Sara foi a primeira mulher americana a conquistar um doutorado em Medicina. Josephine ficou conhecida por suas importantes contribuições à saúde pública, especialmente nas comunidades de imigrantes de Nova York. Ela finalizou sua vida ao lado da australiana Ida Alexa Ross Wylie, uma romancista, ensaísta e roteirista.

5- Oscar Wilde

Oscar foi um famoso escritor e dramaturgo irlandês. Ele é o autor de clássicos como O Retrato de Dorian Gray. Wilde foi condenado por ser gay e, em seus últimos anos de vida, foi submetido a trabalhos forçados por “cometer atos imorais com diversos rapazes”. O autor morreu em Paris, pobre e pouco tempo após sair da prisão.

6- Truman Capote

Capote foi um escritor norte americano que ganhou fama por seus clássicos Bonequinha de Luxo e também A Sangue Frio. Truman enfrentou diversos problemas em sua vida social por ser homossexual em seu tempo.

7- Gabriel García Lorca

Federico foi um dos maiores poetas e dramaturgos da Espanha. Ele foi assassinado aos 38 anos. Ian Gibson, escritor responsável por uma biografia de Federico, disse que ele tinha uma paixão secreta pelo artista Salvador Dalí.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Meio Norte

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.