Espanha cria 1º abrigo público do mundo para gays idosos

0

Por DA REDAÇÃO, TNOnline

Homossexuais na terceira idade da Espanha terão o primeiro lar público do mundo idealizado especificamente para abrigar gays idosos, que não se sentem à vontade, ou são discriminados, em casas de abrigo tradicionais. O asilo será na cidade de Madri, vai abrigar 66 moradores e objetiva ser uma nova experiência alternativa para os vovôs gays.

“A rejeição que esses idosos sofrem nas residências tradicionais da Espanha se deve ao fato de o local não estar preparado para a diversidade. Era preciso fazer algo para que estas pessoas pudessem viver o mais dignamente possível”, detalhou Federico Armenteros, que trabalha na “Fundación 26 de Diciembre: Mayores LGTB” desde 2010.

“Os que agora têm 80 anos não viveram nem mesmo a liberdade do movimento LGBT porque isso não existiu até 2005, quando saímos do Código Penal e entramos no Civil com o casamento igualitário. Muitas pessoas ainda pensam como antigamente”, ressaltou.

Incompreensão e problemas de saúde mental 
Armenteros acrescenta que muitos idosos gays têm graves problemas de saúde mental porque “nunca foram compreendidos” e até hoje “são considerados doentes”.

Para ajudar a resolver essa questão, Armenteros defendeu que todos poderiam colaborar para que o mundo “entenda que o universo é diverso” e pediu para que as demais residências se abram para a pluralidade.

A casa vai funcionar em um prédio doado pelo governo da capital espanhola e a inauguração está prevista para o Natal deste ano.

Com informações da EFE

 

 

https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/67,469431,16,08,espanha-cria-1o-abrigo-publico-do-mundo-para-gays-idosos

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.