Domingo, 24 de Setembro de 2017
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Celebridades LGBT
Filmes/Séries LGBT
Garotas x Garotas
Jurídico
Notícias / artigos LGBT
Pais e Filhos LGBT
Religião
Travestis e Trans
Ultimas Notícias
Videos Lés

Pais e Filhos LGBT

Outras notícias
Casais gays ganham direito ao uso de fertilização in vitro
Decisão do STJ sobre adoção por casal homoafetivo
Casal gay é autorizado a adotar filho
Tas comenta relação com a filha homossexual
Exposição itinerante retrata mães que lutam contra homofobia no Rio

A Família Homoparental um modelo possível

16/10/2014:

 

 

Esse trabalho dedica-se a refletir sobre a homoparentalidade como um modelo possível de família. Discutindo o que é família e como a mesma se constituiu no decorrer da história. Faz-se uma apresentação e reflexão da homossexualidade e homoparentalidade, trazendo um pouco do preconceito e falta de conhecimento sobre o tema. Em seguida é discutida a adoção e a reprodução assistida como um das várias formas possíveis de construção da família homoparental.

 

Palavras-chave:família,homoparentalidade,homossexualidade e psicanálise.

 

  INTRODUÇÃO.

 

O presente trabalho tem como meta investigar as vivências emocionais entre o bebê e seus pais gays no caso de adoção e inseminação assistida

 

Teria nesses novos modelos de família alguma consequência negativa para o desenvolvimento das crianças? Ou seria esse um preconceito ou dúvida fruto de poucas pesquisas sobre o assunto?

 

      1. FAMÍLIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA.

Ao longo do tempo as famílias se estruturam por razões econômicas, culturais, políticas, religiosas, procriativas, afetivas ou outras. No decorrer da história o modelo de família que conhecemos (pai, mãe e filho), vem passando por diversas mudanças.

 

       2. A HOMOSSEXUALIDADE

Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra homossexual é “relativo à afinidade ou atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo”.

 

De acordo com Kinsey, a homossexualidade faz parte das quatro principais categorias da orientação sexual, sendo elas: a heterossexualidade, bissexualidade e assexualidade.

 

      3. OUTRO  MODELO POSSÍVEL: A HOMOPARENTALIDADE.                                       

O preconceito enfrentado por casais homossexuais aumenta quando o assunto é ter um filho e construir uma família, uma grande discussão sobre esse modelo familiar é que a criança necessitaria de uma figura masculina e uma feminina para se desenvolver, ou cresceria sem referências do masculino e feminino e que isso teria consequências no desenvolvimento emocional da criança. Outra questão levantada seria que essas crianças desenvolveriam uma psicose, sofreriam discriminação ou se tornariam homossexuais, colocando o risco de sobrevivência da civilização. Zambrano, afirma que as pesquisas mostram que a ausência de um pai e uma mãe, não tem incidência sobre o desenvolvimento da identidade sexual ou sobre o desenvolvimento psicológico geral das crianças

 

      4. PSICANÁLISE E HOMOPARENTALIDADE.

 

Em Parentalidades "impensáveis": pais/mães homossexuais, travestis e transexuais, Zambrano

(2006) relata a importância da Psicologia e da Psicanálise na legitimação dos direitos das famílias

homoparentais.

 

A maior parte das considerações utilizadas pelos diferentes profissionais (juristas, operadores do direito, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais) sobre a homoparentalidade está apoiada nos princípios teóricos da psicanálise. Dentro dela encontramos posições muito divergentes a respeito da homoparentalidade, não havendo evidência empírica do acerto de uma ou de outra opinião”. (ZAMBRANO, 2006, p.123-147).

 

       5. O DESEJO E O LUTO: ADOÇÃO E INSEMINAÇÃO ASSISTIDA

Segundo Passos (2005), os casais homossexuais que desejam ter filhos enfrentam um desafio doloroso. O desejo de ter filhos vem acompanhado da impossibilidade de gerá-los, tendo que abandonar o desejo narcísico de continuidade biológica. Sendo a adoção e  inseminação assistida uma alternativa para os casais.

 

        6. A RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: A FAMÍLIA HOMOPARENTAL.

Em “Um estudo sobre o exercício da parentalidade em contexto homoparental” de 2009, as autoras relatam uma pesquisa realizada com 2 casais entre 25 e 40 anos de idade, responsáveis por uma criança, e um casal de duas mulheres e um de dois homens. As autoras concluem que as famílias homoparentais possuem especificidades, passam por conflitos e dificuldades como outras famílias, mas o fundamental no contexto familiar são as relações. Terminam o texto falando sobre a importância de uma reflexão e um olhar reflexivo da Psicologia com postura clínica flexível e livre de pré-conceitos acerca dos diferentes modelos de família.

 

        7. DISCUSSÃO.

No decorrer da historia os homossexuais tem conquistado direitos como casar e ter filhos, mas em contrapartida o preconceito e a homofobia ainda estão presentes no dia-a-dia, e com os avanços e direitos conquistados surgem novos questionamentos e novas formas de existir e se relacionar. Hoje além de casar os casais querem ser pais e assim transmitir o amor ao outro.

 

        8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Cada resposta encontrada nesse trabalho leva a outras perguntas. A homoparentalidade é um assunto atual, repleto de preconceitos, o que exige pesquisas e reflexões sobre o assunto. Esse trabalho é uma tentativa de ser um, entre muitos grãozinhos de areia sobre o tema que deve ser investigado como um fenômeno do século XXI, sem preconceitos. Precisamos entender o que é família na prática, relembrando o que une os seres humanos, algo tão simples, mas por vezes esquecido. O amor. O que a meu ver, independe de sexo, cor e religião.  Dessa forma, independente do modelo de família o que deve ser levado em conta é o tipo de vínculo que a família constitui e as condições que essas famílias proporcionam para o desenvolvimento biopsicossocial da criança, independe do modelo de família (pai e mãe, ou de um pai, uma mãe, ou de dois pais e duas mães).

 

 

Hernando Valério
Orientador: Therezinha Souza Dias

 

 

Bibliográfia.

 

PAIVA, B. C. R. M. L. S. C. Um estudo sobre o exercício da parentalidade em contexto homoparental. Vol. 6 Nº 1. ed.  São Paulo: Vínculo, 2009. 0p. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2014

 

 

 PASSOS, M. C. Homoparentalidade: uma entre outras formas de ser família. Vol. 17. ed. Rio de Janeiro:  Psicol. clin., 2005. 0p. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2014

 

 

ZAMBRANO, E. Parentalidades "impensáveis": pais/mães homossexuais, travestis e transexuais.. Vol. 12. ed. Universidade Federal do Rio Grande do Su: Horiz. antropol, 2006. 0p. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2014

 

hernandovs@hotmail.com

 

Comente esta matéria
Título: A Família Homoparental um modelo possível
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
29/08/2016 11:26: coupon codes amazon coupons -
Thanks for the article. I have constantly seen that a lot of people are wanting to lose weight because they wish to show up slim plus attractive. Even so, they do not constantly realize that there are many benefits just for losing weight as well. Doctors assert that over weight people are afflicted with a variety of conditions that can be instantly attributed to their excess weight. The good news is that people who are overweight along with suffering from different diseases can reduce the severity of their illnesses by means of losing weight. You possibly can see a steady but identifiable improvement with health whenever even a slight amount of fat loss is realized.
coupon codes amazon coupons http://www.livewirereporter.com/story/79156/some-ways-to-get-free-printable-coupons-and-deals-from-online.html
 
02/09/2016 10:57: online coupon codes american eagle -
Wow, incredible blog format! How lengthy have you been blogging for? you make running a blog glance easy. The total look of your website is wonderful, let alone the content!windows8 ??
online coupon codes american eagle http://markets.financialcontent.com/mi.charlotte/news/read/32541521/