Domingo, 19 de Novembro de 2017
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Celebridades LGBT
Filmes/Séries LGBT
Garotas x Garotas
Jurídico
Notícias / artigos LGBT
Pais e Filhos LGBT
Religião
Travestis e Trans
Ultimas Notícias
Videos Lés

Pais e Filhos LGBT

Outras notícias
A Família Homoparental um modelo possível
Casais gays ganham direito ao uso de fertilização in vitro
Decisão do STJ sobre adoção por casal homoafetivo
Casal gay é autorizado a adotar filho
Tas comenta relação com a filha homossexual

A homossexualidade desestrutura a Família?

07/10/2008:

 

Segundo o Papa Bento XVI e outras personalidades conservadoras a homossexualidade não só desestrutura a família como também é o pior castigo criado por Deus à humanidade.

 

O que é de se perguntar, para todos estes senhores, é porque entre tantos problemas que a humanidade possui, a homossexualidade - que não é um problema - é tema freqüente em sua fala? Seria pela repercussão e a polêmica do assunto ou porque, quando mais novos, provaram e não gostaram? Porque tanta insistência e preocupação com a homossexualidade se os cargos que ocupam possuem demandas importantíssimas em diversas áreas humanas? Problemas reais e que merecem sua atenção?

 

Neste caso a resposta não é tão importante quanto às perguntas. O que precisamos deixar claro é que o argumento de ataque deles é frequentemente noticiado pela imprensa, e gira em torno de um conceito errôneo de que a homossexualidade desestrutura as bases de uma família.

 

Errôneo porque, a psicologia e outras áreas de estudo sabem muito bem que o principal fator que desestrutura uma família é a falta de comunicação sincera entre seus membros. Hipocrisia, mentiras, má educação, falsidade, falta de amor, falta de afetividade, autoritarismo, repressão, tudo isso mais a personalidade imperfeita de cada um dos membros promovem significativamente uma família sem bases estruturais.

 

Fato comprovado é que a mesma imperfeição que se encontra no ser humano é encontrada também no núcleo familiar. Por exemplo, imagine seus vizinhos e pegue uma família que se apresenta socialmente como "perfeita". Pai certinho, mãe certinha, filhos perfeitos. Se for feita uma análise nesta família, poderemos encontrar mecanismos psíquicos muitas vezes perturbadores. Carlg Gustav Jung, psicólogo já citado em alguns dos meus artigos, deixa claro que a preocupação de uma pessoa (ou grupo) em se comportar corretamente o tempo todo é porque algo de muito errado é escondido.

 

Neste sentido, o desenho "The Simpsons" foi pioneiro na TV por demonstrar, pela primeira vez, uma família do jeito que ela é. Totalmente imperfeita. Quebrando a idéia que os conservadores tentam provar até hoje de que a família é o ambiente indiscutivelmente mais saudável e que possui membros 100% perfeitos.

 

A diferença é que, como a família não é, nunca foi e nunca será perfeita, eles usam a homossexualidade como "bode expiatório". Isto é, a homossexualidade passa a ser o motivo da imperfeição do núcleo familiar. Exatamente o que acontece em famílias psiquicamente doentes. Existem casos de pais absurdamente autoritários que transferem toda sua perturbação emocional no ambiente familiar e elegem, quase que por unanimidade e de forma inconsciente, um de seus membros como "doente" e causador de toda a imperfeição - que na realidade é dele ou inerente a própria família.

 

Para concluir um assunto complexo para explicar em um breve artigo, a homossexualidade não desestrutura a família que sozinha e comprovadamente já é "desestruturada". A diferença principal nesta desestruturação é que ela é em maior ou em menor grau de um grupo para outro, sendo mais ou menos visível aos olhos de atentos observadores.

 

O que precisamos neste caso é fazer com que mensagens deste tipo sejam eliminadas ou, no mínimo, combatidas. Pois não são corretas e ajudam apenas a promover a imagem negativa que a homossexualidade carrega historicamente e de forma indevida em nossa sociedade. Gerando o ódio e potencializando a homofobia já existente.

 

 

Fabrício Viana

 

Fabrício Viana é bacharel em Psicologia e autor do livro que fala sobre a homossexualidade chamado  "O Armário - Vida e Pensamento do Desejo Proibido" - Site do livro: www.oarmario.com

 

 

Comente esta matéria
Título: A homossexualidade desestrutura a Família?
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
23/05/2009 05:31: Alexandre - RJ
Creio que ele(s) deveriam dar uma olhada dentro da propria igreja e sua historia.
Consertesa ele iria encontrar o maior numero de hossexuas que ele já tenha visto vivendo junto ou mesmo dar uma olhada dentro dos mosteiros onde um fica com o outro e os crero mas alto faz com que os menores se submeta a ele.
E sem falara na pedofilia que se tem dentro da igreja.
Isto sim creio que desestrutura a familia é saber que se confia em um sujeito e esse sujeito a busa de seu filho.
É pregar uma coisa que não se vive, ser falso com a sociedade.
quer mas homossexual do que dentro da propria igraja catolica acho que não existe, mas do que em uma parada gay.
Crio eu que não se desestrura uma familia por ser gay mas por não ter uma dialogo entre os pais e filhos é viver em uma mentira ter que viver se escondendo dos outros e viver pensando no que os outros vão falar de você.
é você viver em meio ao preconseito de seus proprios parente só porque você não é aquilo que eles queria.
 
19/03/2011 16:22: rosemary - RJ
eu não acho tenho certeza de que o que desestrutura uma família é a falta de amor,falta de respeito e afalta de entendimento afinal quem somos nós para julgar as pessoas. adorei a matéria