Domingo, 24 de Setembro de 2017
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Celebridades LGBT
Filmes/Séries LGBT
Garotas x Garotas
Jurídico
Notícias / artigos LGBT
Pais e Filhos LGBT
Religião
Travestis e Trans
Ultimas Notícias
Videos Lés

Religião

Outras notícias
Diversidade Católica
Jesus e os gays
Segundo IBGE, 47,4% dos casais gays se dizem católicos; 20,4% não têm religião
Cristã lésbica publica texto com “Oração ao Cristo do Arco-íris”
Após tentar 'curar' homossexualidade, gay funda igreja GLS

Bíblia e Homossexualidade

02/08/2007: Poucos livros há que tenham sido usados para defender tantas idéias diametralmente opostas e conflitantes entre si como a Bíblia, a campeã do uso indevido de texto. Observe-se que cada igreja tem sua própria versão deste livro, desautorizando com um fulminante anathema sit, a excomunhão, as versões propostas por outras igrejas.

   Assim, para aquelas que acreditamos em Deus e para quem a Bíblia tem um peso de revelação do divino, a manipulação do Livro Sagrado para combater a homossexualidade pode ser algo que nos enche de aflição e angústia.

   Por isso, não hesitei em participar do curso sobre a Bíblia e a homossexualidade, organizado pela igreja de Saint Bartholomeu, de orientação anglicana, quando estive em maio deste ano em Nova York. Aproveito, pois para apresentar aqui um outro enfoque sobre a Bíblia, aquele que ministros e ministras anglicanos discutiram conosco nos idos da primavera novaiorquina.

   A primeira coisa que os tradicionalistas dizem para condenar a homossexualidade é que Deus nos criou homem e mulher para que, pelo sacramento do matrimônio, tivéssemos filhos. Há entre estes tradicionalistas quem diga que as Escrituras, clara e inequivocamente, declaram que a homossexualidade é um pecado contra Deus. Na verdade, a Bíblia não é tão clara nem tão inequívoca a este respeito.

   Veja-se Gênesis 1:27: “e Deus os criou homem e mulher”, que tem sido usado para afirmar o princípio da heterossexualidade. Deus nos fez homem e mulher, mas a Bíblia em momento algum diz qual é a norma que deve pautar o relacionamento afetivo/sexual entre estas criaturas: se deve ser entre homem e mulher ou entre dois homens ou duas mulheres. Nada há ali prescrito, tão somente uma afirmação de que Deus nos fez homem e mulher. Há que se levar em conta também que as idéias e entendimentos sobre a sexualidade têm se alterado ao longo dos séculos. Nos tempos bíblicos, as pessoas não compartilhavam de nosso conhecimento e costumes sexuais, assim como nós não temos como conhecer a experiência sexual dessas pessoas que viveram em tempos ancestrais. Não há, pois, como comparar vivências e costumes tão diversos. Basta citar, como exemplo, o amor romântico. Este amor não aparece na Bíblia, que nem sequer suspeita de sua existência. O amor romântico é invenção recente: originou-se na Provence (França), no século 10, tendo sido divulgado inicialmente pelos trovadores, de feudo em feudo, depois pelos românticos no século 19 e por Hollywood no século 20. Esta concepção de amor não existe na Bíblia, assim como não existe nela a atual concepção de relacionamento gay ou lésbico.

   Outra passagem usada pelos tradicionalistas para combater a homossexualidade é a de Sodoma. Esta passagem lança uma condenação, não à homossexualidade, mas à falta de hospitalidade (vide Gênesis, 19:1-9) e à opressão sobre os fracos e desamparados (vide Ezequiel, 16:48-49). Sodoma é um termo usado em uma dúzia de passagens bíblicas como sinônimo do mal, mas em momento algum é utilizado como sinônimo de homossexualidade. Os homens de Sodoma tentaram dominar os estrangeiros hospedados na casa de Lot, subjugando-os pela agressão e abuso sexual. Tal atentado em grupo tem a ver com estupro coletivo, humilhação e violência e não com homossexualidade. Os tradicionalistas manipulam o texto, porque Lot oferece as filhas para o estupro coletivo, dizendo aos habitantes de Sodoma que podem fazer o que quiserem com elas, mas que poupem seus hóspedes, os dois estrangeiros. Os habitantes querem os estrangeiros, não por sensualidade, mas por xenofobia, para humilha-los.

   Outra coisa a se considerar é que há passagens na Bíblia que defendem, expressamente, comportamentos e regimes que hoje em dia são inaceitáveis, tais como, a escravidão. Há mais de uma centena de anos que ninguém mais se atreve a lembrar essas passagens para defender a escravatura. Mas está lá em São Paulo, que manda aos escravos serem obedientes e servis aos seus senhores terrenos como o são a Cristo...  Também o anti-semitismo está justificado em passagens de São Paulo (vide I Tessalonicenses 2:14-15): “pois também vós sofrestes dos vossos compatriotas o que eles sofreram por parte dos judeus; eles que mataram o Senhor Jesus e os profetas, também nos perseguiram, não agradam a Deus e são inimigos de todos os homens”. A subjugação das mulheres é igualmente advogada por São Paulo (vide I Timóteo, 2:11-12): “a mulher deve guardar silêncio, com toda submissão. Não permito à mulher que ensine”.

   Por outro lado, quando a Bíblia afirma em Levíticos 18:22 que a homossexualidade é uma abominação, ela a julga tão abominável como o o comer moluscos, Levíticos 11:10.

   Assim, são hoje inúmeros os teólogos que afirmam não haver na Bíblia texto expresso sobre a homossexualidade, tal como é entendida hoje. A Bíblia é, pois, um closet vazio, não há nada de específico sobre homossexualidade, nada nos diz sobre ela, tal como é entendida hoje.  Mas tem muito a dizer sobre a graça de Deus, sua justiça e misericórdia. Jesus resumiu a lei de Deus mais importante contida na Bíblia: “Ame a Deus com todo seu coração, corpo e alma e ao seu próximo como a si mesmo”. Este é o melhor mandamento divino. E intolerância, com certeza, está fora disto.

Stella C. Ferraz é autora dos romances lésbicos Preciso te ver, A Vilas das Meninas e Pássaro Rebelde, publicados pela ed. Brasiliense. (25/10/05)

Um outro Olhar

 

Comente esta matéria
Título: Bíblia e Homossexualidade
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
06/02/2008 19:28: Francisco de Assis - PA
Excelente trabalho.Na Biblia há evidencias bem claras que Deus não condena a homossexualidade,como por exemplo no amor entre David e Jonatas e nos ensinamentos de Jesus sobre os eunucos(Ev. de Mateus).
Parabéns pelo artigo.
Abraços fraternos.
Assis
 
03/06/2008 12:32: dina - AM
é so ler toda a bíblia vai ver que as relções contraria é abominavavel perante o Sr e segundo o comentário Davi amava Jonathas Não amor eros e sim o amor àgap de Deus tenho certeza que o Sr.jamais criaria esse tipo de coisa.
 
03/06/2008 12:46: DINA DINA - AC
COLOCA ESSA SAPINHA Q EXISTE DENTRO DE VC PRA FORA..

DEUS É JUSTO E PREGA O AMOR...O PRECONCEITO ESTA NA SUA CABECINHA....
 
17/10/2008 21:34: erb - AC
Não se trata de preconceitos, quando decidimos seguir ao nosso Deus de fato devemos segui-Lo de todo o nosso coração e alma... Todo ser humano é amado por Deus, não importa a opção sexual do individuo... “Porque Deus amou o mundo de tal maneira”...
Ele ama você e está esperando, não só você , mas, a mim também... Deus ama todo tipo de pecador, ou seja todos nós... Ele odeia o pecado, o pecado não é só o homossexualismo, se eu discriminar um homossexual estou pecando, e ai , como fica ? Quando Deus estiver exterminando com o pecado, todas as pessoas que estiverem ligadas ao pecado serão destruídas com ele. Por isso Ele é amor , está esperando todos nós nos arrependermos de nossos pecados... Se você quiser seguir a palavra de Deus parabéns, é a melhor escolha, seja firme com você em primeiro lugar e viva uma vida consagrada sem cobrar nada de ninguém... Deus é tão sábio que deixou o julgamento para o último dia... Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra... Peço-Lhes licença pra contribuir com três textos que achei importante, mas, com isso não quero apedrejar ninguém, pois reconheço que sou um grande pecador e em algum momento choro por saber que sou assim; mas , entreguei minha vida ao Senhor Jesus e o aguardo para o juízo final, somente ele poderá me dizer minha sentença, pois bem, Em Levi ticos 18:22 diz assim: “Não te deitarás com homem como se fosse mulher; é abominação”. Esse texto não quer dizer que sou menos pecador que um homossexual, simplesmente estou redigindo como contribuição espero que ajude alguém que o desconhece, e também São Paulo disse assim em Romanos 1: 26,27 “Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
Semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. Deus ama nós todos e disse assim: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas, o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. provérbios 28:13...

Não importa o tipo de pecados, os heterossexuais cometem muitos e muitos pecados, mesmo com entre machos e fêmeas, entre maridos e esposas e em todas as áreas da vida, não existe nenhum justo ou santo , os que foram assim já estão no céu, se estamos aqui é porque ainda não nos tornamos santos... “ Se confessarmos os nossos pecados , Cristo é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de todas as nossas injustiças” I João 1 : 9...

Um abração pra vcs

Deus os abençoe, e minha oração é que eu e você nos arrependamos de todos os nossos pecados e confessemos ao Senhor para que Ele nos perdoe, para que no final Ele nos leve pra vivermos com Ele para todo o sempre...

ERB

 
12/06/2009 11:29: Daiane Batista - BA
Eu achei o texto muito parcial, você esqueceu de acrescentar o que a biblia claramente diz em Romanos 1. 24-28:

"Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm"

COm todas as suas "INCRIVEIS" explicações, por favor, me esclareça este texto caso o mesmo não seja o suficientemente claro para você.
Eu respeito a sua opinião, afinal cada cabeça tem o seu guia, mas eu não sou obrigada a concordar com ela.
 
01/08/2009 23:21: Jaciete Gois - SP
Gostei deste documentário, pois é muito importante esclarecer que, Deus na sua misericórdia, não condena ninguém. Vejo no meu conceito que, a Bíblia é comparado ao ser humano, pois somos todos inperfeitos, e cheios de erros a corrigir. Jesus é o caminho, a verdade e a vida... então seguimos o seu caminho com todo o Amor que há na nossa alma, Amando sempre a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Dem comentário. bjs a todos!
 
23/04/2010 19:41: vilobaldo da silva santos - RJ
excelente o seu comentário. Parabens.


 
05/05/2010 15:42: Aparecido - PR
Sem santificação ninguem vera a DEUS.
 
05/05/2010 15:45: Aparecido - PR
Sem santificação ninguem vera a DEUS.Dizem que DEUS NÃO CONDENA NINGUEM VA LER EM APOCALIPSE OQUE ACONTECERA QUANDO APARECER O GRANDE TRONO BRANCO.
 
19/05/2010 00:37: marden - BA
"Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm"rm1,24;28

 
20/05/2010 20:05: joao - RJ
parabens,eu acho que deus nos fez assim!!!!afinal ninguem é deus para julgar os gays pois so deus!é quem vai dizer nojuizo final
 
26/05/2010 10:33: Aparecido - PR
João, e você vai esperar até o juízo final quando não vai mais haver mais tempo para nada, para poder ver que isso é errado! Peça para JESUS te perdoar e ajudar agora enquanto é tempo.
 
02/08/2010 19:12: fred - AC
abominad em suas palavras,e deus te mostrara ainda ssa semana ,conte des de o momento ,quando ler isso,imediatamente,olhe para o seu relogio vera um numero.desse numerotiraras.da biblia o que tu tens que escutar.algo que deus quer te falar,,preste bem atencao,porque,o que quer que seje,,vai mecher com o seu ser,e vai te faser bem,uma outra forma,de viver,agir,e penssar,deus te abencoe
 
05/09/2010 11:22: claire kenard - RJ
leiam o livro: "Além do Rosa e do Azul" de Gibson Bastos - edições Léon Denis- um verdadeiro divisor de águas. A análise religiosa da homossexualidade como nunca foi vista antes. Vale a pena. Toda comunidade GLBS deveriam ler esse livro.
 
24/11/2010 01:23: giovanes - SP
gostaria de receber mas informaçao sobre o assunto.em relaçao ao homossexualismo na biblia. pos tenho duvida sobre o assunto,aprendir na minha formaçao que deus fez o homen e mulher e como muda a minha verdade poi a uma guerra entre varias opinioes sobre o assunto? que esta certo ou errado ja que cada um tem sua verdade na ponta da lingua? que garante que vai ou nao por ceu?eu particulamente adoro min relacionar com jovens e beija mas nao considero-me um gay so gosto de transa e nao vejo a necessidade de min assumir pois ja sei o que quero ?e tambem nao gosto de titulos , como gay etc. acho que cada um deveria fazer aquiloue gosta e sentir um por outro em dependente de opinioes de terceiros vc nao acha??
 
28/03/2011 11:21: osmar sasso - SP
Sou gay assumido e me orgulho disso , mas tenho a certeza que o cristianismo condena a homossexualidade isso esta bem claro na biblia agora batsa acreditar se ela é um livro sagrado inspirado por deus , ou se ela é um simples livro que conta a historia dos hebreus , o cristianismo nada mas é do que leis do judaimos ,religiao dos hebreus , com novas leis de Jesus Cristo que nada mais era do que um Judeuque presevou as leis do judaismo , nao estou dizendo que ser homossexual é algo errado e condenado por deus , a maior parte das religiões do passado não viam com maus olhos esse ato , porque o sexo nas religiões como as dos egipicios, messopotanios fenicios ,gregos e romanos era visto como algo sagrado não apenas para a reproduçao como é vista pela religiao hebraica .Por isso na minha opiniao e com bases nos mesu conhecimento a homossexualidade infelismente e condenada na biblia e por todas as religioes cristas e religios com influencias do judaismo como os mulçumanos ,isso nao significa que Deus não nos ame .osmar sasso
 
13/11/2015 09:51: maria luiza - MG
e o que vcs me dizem sobre esses versículos: "Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a mor­te.
Levítico 20:13

"Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.
Levítico 18:22