Carnaval de Poços de Caldas terá bloco LGBT: ‘bloco da diversidade e resistência’

0

Comandado por Faustine Taga, ideia do bloco surgiu depois de uma peça teatral sobre a vida da artista.

Por Camilla Resende*, G1 Sul de Minas

O carnaval de rua de Poços de Caldas (MG) este ano terá um bloco com a temática LGBT. Comandado pela artista transexual Faustine Taga, o “Bloco da Tine” tem o tema “todas as cores” e desfila na terça-feira (5) pelas ruas centrais. “Eu costumo dizer que o bloco é da diversidade e da resistência, tomando a frente e unindo as pessoas”.

O bloco promete desfilar cheio de cores e de alegria. No trajeto, além da bandeira LBGT, há espaço para as representantes da luta feminista e cartazes com homenagens, alguns deles às vítimas da tragédia de Brumadinho (MG), por exemplo. “Todo o bem é bem-vindo. Serão bem recebidos todos os que vêm para o bem”, declara Faustine, representante do bloco.

Botar o bloco na rua

Faustine Taga comanda o Bloco da Tine e defende a diversidade no Carnaval  — Foto: Gustavo Rodrigues Faustine Taga comanda o Bloco da Tine e defende a diversidade no Carnaval  — Foto: Gustavo Rodrigues

Faustine Taga comanda o Bloco da Tine e defende a diversidade no Carnaval — Foto: Gustavo Rodrigues

A ideia de criar um bloco de carnaval surgiu depois da apresentação da peça teatral Deslimites – Na Beira do Caos, em julho de 2018. A montagem, que recebeu o prêmio Benigno Gaiga, conta parte da história de Faustine, no período em que ela passa por fases de transição e se reconhece uma mulher trans.

Vencidos os desafios da trama, o espetáculo termina com um cortejo dos atores e do público rumo à praça que cerca o teatro Benigno Gaiga, onde a peça foi apresentada. Para o encerramento da história, todos se reúnem em uma festa como a de carnaval e se divertem juntos.

Bloco da Tine surgiu depois de apresentação da peça Deslimites: A Beira do Caos — Foto: Gustavo Rodrigues Bloco da Tine surgiu depois de apresentação da peça Deslimites: A Beira do Caos — Foto: Gustavo Rodrigues

Bloco da Tine surgiu depois de apresentação da peça Deslimites: A Beira do Caos — Foto: Gustavo Rodrigues

“A peça narra a história de quando eu voltei a pisar nas ruas de Poços de Caldas, a cidade onde eu habito. Na história eu passo por vários problemas, mas no final, o que acontece é isso. É como sair do casulo e abrir as asas para o mundo, decidir viver de outra forma.”

Com o sucesso do desfecho da peça, a ideia de montar um bloco de carnaval aflorou ainda em 2018. Neste ano, já com as ideias em prática e ensaios realizados, Faustine conta que o Bloco da Tine foi criado para ser espaço de diversidade na festa carnavalesca.

Nas cores de todos

Neste primeiro ano de Bloco da Tine, a representante ainda não soube mensurar quantas pessoas estarão reunidas no último dia do carnaval, mas tem grandes expectativas que vão além do número de participantes.

Faustine conta que o carnaval é presente em sua vida desde a infância, quando participava do Banho à Fantasia, evento tradicional do carnaval de Poços de Caldas. Agora, à frente de um bloco que inaugura a representação LGBT nos desfiles, ela comenta a realização pessoal e acrescenta mais uma cor ao ambiente de alegria.

Faustine conta que se sente feliz por representar mulheres transsexuais no Carnaval  — Foto: Gustavo Rodrigues Faustine conta que se sente feliz por representar mulheres transsexuais no Carnaval  — Foto: Gustavo Rodrigues

Faustine conta que se sente feliz por representar mulheres transsexuais no Carnaval — Foto: Gustavo Rodrigues

“A gente formou um bloco e ele é representativo demais. Nele eu falo como mulher trans, de como eu vou enfrentar essa rua e do quanto é difícil pra mim. Apesar do turbilhão gigantesco de passar por essa fase, eu estou muito feliz”, pontua a artista.

Faustine espera que o desfile provoque boas emoções em todos os que se juntarem. “A gente abre espaço para várias representações: do feminismo, do amor, da união. Com o tema todas as cores, a gente quer agregar as pessoas também. É um espaço para tornar o carnaval uma festa boa para todos. A gente vem para curtir o amor e o respeito”, explica.

A participação dos foliões no Bloco da Tine é gratuita. É necessário apenas comunicar a um dos organizadores para ter direito a uma pulseira de identificação e cair na folia. Os telefones para contato são (35) 99137-6668, (35) 98859-3616 e (21) 996981-1043.

*sob supervisão de Lucas Soares

G1 O globo


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.