6ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Aparecida de Goiânia/GO

0

Acontece em 15 de julho de 2018 (domingo), a 6ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Aparecida de Goiânia. A concentração será a partir das 14:00 horas na Avenida Uru, esquina com Av. Rio Verde, próximo ao Buriti Shopping. A passeata está prevista para começar às 18:00 horas e o percurso será o mesmo das últimas edições. A expectativa da Comissão Organizadora é reunir entre dez e quinze mil participantes, já que esta é considerada a segunda maior manifestação do gênero no estado de Goiás.

Uma novidade que a parada traz em 2018 é a mudança da nomenclatura de LGBT para LGBTI+.  Alguns setores do movimento nacional entenderam que seria necessário acrescentar mais dois caracteres: o “I” de Intersexual (os antigos hermafroditas, ou seja, as pessoas que nascem com os dois sexos) e o símbolo “+” para contemplar outra orientação sexual ou identidade de gênero que porventura não se sinta incluída na sigla. Com isso, espera-se que de agora em diante, não seja mais necessário fazer novas alterações na nomenclatura.

Em 2018 o tema escolhido é: “Nosso voto, nossa força. Por um Goiás sem LGBTI+fobia!”. Este tema foi escolhido em reunião das ONGs que promovem e apoiam a parada, com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de se eleger candidatos comprometidos com as causas da comunidade LGBTI+. 2018 é um ano de eleições e o movimento entende que existe uma ameaça real de retrocesso em vários campos com a possível eleição de candidatos fundamentalistas e religiosos, declaradamente contrários às conquistas da comunidade LGBTI+.

O Brasil é campeão mundial em assassinatos e violência contra a população LGBTI+. Estatísticas apontam para 01 assassinato por dia nos últimos 03 anos, além de incontáveis agressões verbais, físicas e psicológicas. Todas as minorias da nossa sociedade têm uma lei específica que as defende (mulher, idoso, negro, índio, deficiente, criança e adolescente, etc.), exceto a comunidade LGBTI+. O movimento entende que é preciso mudar essa realidade. É urgente a implantação de leis e políticas públicas que defendam nos direitos dessa população tão vulnerável, afinal, “todos são iguais perante a lei”, como determina a Constituição Federal.

Na parte cultural, estão previstas as apresentações musicais, shows com drag queens, grupos de danças, bondes, etc. Vários DJs animarão o público em passeata que terá início a partir das 18:00 horas.

A manifestação política contará com a distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção das IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Na concentração será feita a aplicação do Teste Rápido com Amostra de Fluído Oral, Vacinação contra Sífilis e Hepatites Virais e outras atividades que visam à saúde, esporte e lazer, e outros ligados aos direitos humanos e cidadania da população LGBTI+.

O evento é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com o Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis (Associação GDA), Associação Gabiroba LGBT de Aparecida de Goiânia, GuerreirXs LGBT de Senador Canedo, Grupo Ipê Rosa/Oxumaré de Trindade. Conta com o apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS; da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia e suas secretarias, além dos órgãos da segurança pública: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Metropolitana e também do Buriti Shopping, que há 03 anos apoia financeiramente o evento.

Informações

Podem ser obtidas no e-mail paradagoias@hotmail.com , no Facebook @paradagoias ou apoglbt-go, no Instagran @paradagoias e também pelos telefones: (62) 99176-5720 ou 98530-5891.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.